O Fortaleza se despediu da Copa do Brasil 2023 diante do Palmeiras de Abel Ferreira, após ter sido superado no placar agregado por 3 a 1, em confronto válido pelas oitavas de final do principal torneio em formato de mata-mata da CBF. O Verdão, portanto, avançou para a próxima fase e tinha pela frente o São Paulo de Dorival Júnior na quartas de final.
Na noite da última quinta-feira, 13, tudo foi definido no dérbi paulista de 180 minutos que garantia a classificação para as semifinais da Copa do Brasil 2023. Após a polêmica envolvendo a arbitragem da partida entre Palmeiras e Fortaleza, na fase anterior, o Porco não conseguiu se impor sobre o São Paulo e acabou sendo derrotado nos jogos de ida e volta pelo placar agregado de 3 a 1, despedindo-se da competição diante de seu rival.
Na partida disputada no Allianz Parque, um fato em especial chamou a atenção dos torcedores do Leão. O gol que garantiu a classificação do Soberano foi marcado pelo atacante David, ex-Fortaleza, que veio do banco para garantir a segunda vitória da equipe de Dorival Júnior sobre o treinador português do Palmeiras, já na reta final da jogo. Ao balançar as redes adversárias, o jogador de 27 anos agitou a torcida tricolor nas redes sociais, que afirmava, em tom descontraído, que a “vingança” pela eliminação polêmica e precoce na Copa do Brasil foi devidamente retribuída.

FORTALEZA NA COPA DO BRASIL 2023
O Fortaleza entrou em campo pelas oitavas de final da Copa do Brasil diante de uma das melhores equipes do futebol sul-americano. Em uma Arena Castelão lotada, com mais de 40 mil torcedores presentes, o Tricolor do Pici venceu o Palmeiras de Abel Ferreira por 1 a 0 no jogo de volta, mas acabou se despedindo da Copa do Brasil 2023 nas oitavas de final pelo placar agregado de 3 a 1, construído pelo clube paulista no polêmico jogo no Allianz Parque.
A classificação do clube paulista pode ser considerada justa pelo que foi apresentado dentro de campo no confronto de 180 minutos protagonizado entre as equipes, mas a arbitragem interferiu negativamente na dinâmica do jogo após a marcação de um pênalti controverso logo no início da partida.
A situação gerou revolta na grande maioria do torcida tricolor e repercutiu em toda a mídia brasileira. É inquestionável que o polêmico pênalti assinalado pelo árbitro Wagner de Nascimento Magalhães interferiu em todo o planejamento elaborado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda para encarar o Palmeiras, fazendo com que o Leão passasse a ter que correr atrás do resultado desde o início.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.