Sou Fortaleza

OPINIÃO: Por que precisamos debater sobre SAF no Fortaleza?

fortaleza-saf
Foto: Mateus Lotif.

Nos próximos dias (8, 12 e 16 de junho), o Fortaleza promoverá reuniões plenárias sobre a criação de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no clube. As sessões são abertas a todos os interessados e terão transmissões on-line. Mas, afinal, por que é importante debater sobre o assunto?

A temática da SAF dentro do Tricolor de Aço divide a torcida. Alguns enxergam como uma mola para o Fortaleza ter investimentos mais robustos, outros a consideram desnecessária, pelo fato de o clube já ter conseguido evoluir bastante sem aderir a esse modelo.

Fato é que o Fortaleza, na condição de clube antenado nas tendências do esporte, precisa debater sobre essa possibilidade. Nos últimos anos, as SAFs do futebol brasileiro estão inflacionando o mercado de transferências. As quantias oferecidas pelos clubes-empresa estão modificando parâmetros financeiros radicalmente. Isso mexe com todos os envolvidos, em maior ou menor medida.

Nesse contexto, o time que busca ser competitivo não pode ficar para trás. A realidade mudou e vai seguir mudando. Precisamos acompanhar. Muito se fala sobre a possibilidade de uma SAF minoritária, vendendo de 10% a 15% das ações do clube. Porém, o assunto é bem mais complexo do que pensar apenas em números. Fiquemos atentos e sejamos abertos ao debate.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após a reabertura oficial da janela de transferências do meio de temporada, o Fortaleza e os demais clubes do futebol brasileiro seguem intensificando o trabalho de análise nos bastidores para encaminhar a contratação de novos reforços para a sequência da temporada. Sem espaço na equipe titular de Vojvoda em 2023, o meia Lucas Crispim entrou na mira do Vasco da Gama e pode estar de saída do Pici.

De acordo com informações exclusivas do Vascaino, o camisa 10 do Fortaleza atraiu o interesse do Vasco da Gama para a disputa da Série A. Nos bastidores do Gigante da Colina, Lucas Crispim é muito bem avaliado e seu perfil agrada o Departamento de Futebol do clube carioca, que ainda aguarda pela definição de seu novo treinador para avançar nas negociações pelo jogador de 29 anos.

No clube do Pici desde 2021, Lucas Crispim disputou 17 partidas na atual temporada, marcou dois gols e concedeu uma assistência. Diante da chegada de Tomás Pochettino e Calebe, o meia acabou perdendo cada vez mais espaço na equipe titular de Juan Pablo Vojvoda, principalmente após a consolidação de Bruno Pacheco como lateral-esquerdo titular. O jogador de 29 anos possui contrato válido com o Leão até o final de 2023 e uma renovação não está descartada nos bastidores.

fortaleza-lucas-crispim
Lucas Crispim despertou o interesse do Vasco para a sequência da temporada. Foto: Fabio Lima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da venda de Moisés, a maior da história do futebol nordestino, o Fortaleza agiu rápido nos bastidores e anunciou o seu primeiro reforço para a próxima janela de transferências. Com aval de Vojvoda e após muita polêmica e especulações, o Tricolor de Aço acertou a contratação do atacante Marinho até 2025 e o jogador de 33 anos chega para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.

Com a reabertura do mercado da bola, Marinho aguardava apenas pela sua regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para poder entrar em campo com a camisa vermelha, azul e branca e fazer sua estreia pelo Fortaleza. A espera, porém, chegou ao fim nesta quarta-feira, 5, quando seu contrato com o Tricolor do Pici foi oficialmente publicado na página oficial da Confederação.

A expectativa, portanto, é para que Marinho esteja presente pelo menos no banco de reservas da partida contra o Athletico-PR, que será realizada no próximo domingo, 9, na Arena Castelão, em confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sua estreia pelo Fortaleza, por outro lado, depende de fatores para além de qualidade técnica e renome, como entrosamento e adaptação ao modelo de jogo implementado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza.

O Fortaleza e adquiriu 100% dos direitos econômicos de Marinho junto ao Flamengo. O jogador será ainda mais valorizado do que o acordo firmado anteriormente com o clube carioca, visto que, entre salários e bonificações, o atacante alagoano deve receber mais de R$ 20 milhões. Recém-chegado ao Pici, o ponta-direita busca retomar as performances que o consagraram “Rei da América” enquanto defendia a camisa do Santos.

Marinho está oficialmente regularizado no BID. Imagem: Reprodução.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.