Sou Fortaleza

Fortaleza SAF: Conselho Deliberativo do Fortaleza autoriza convocação de Assembleia Geral

Imagem: ASCOM Fortaleza EC.

Neste sábado (16), o Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube realizou uma reunião decisiva no auditório da Arena Castelão, marcando um importante passo rumo ao futuro do clube. Durante o encontro, estiveram presentes diversas personalidades, destacando-se a participação de oito ex-presidentes do Tricolor: Ariosvaldo Gomes, Flávio Novais, Jorge Mota, Luís Eduardo Girão, Raimundo Regadas, Renan Vieira, Ribamar Bezerra e Silvio Carlos.

O ponto crucial da reunião foi a autorização para a convocação da Assembleia Geral de Sócios, que terá o papel fundamental de decidir sobre a aprovação do novo Estatuto do clube e a criação do Fortaleza SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Essas importantes medidas foram amplamente respaldadas pelo Conselho Deliberativo, com a autorização para a Assembleia referente à criação da SAF sendo aprovada com 98% dos votos a favor, representando 76 apoiadores e apenas 1 voto contrário.

O parecer da Comissão para Assuntos Legais e Estatutários sobre o novo Estatuto também conquistou uma sólida aprovação, com 94% dos votos favoráveis, totalizando 72 a favor e apenas 4 contra. Agora, a expectativa gira em torno da data da Assembleia Geral, que será divulgada em breve.

Foto: ASCOM FEC

SAF NO FORTALEZA

O Leão compreende que a adoção da SAF como modelo vigente seria fundamental para ampliar ainda mais a competitividade do clube diante de seus rivais da elite do futebol nacional. No Brasil, alguns clubes, como o Cruzeiro, já são SAF. Caso venha se concretizar, outros percentuais podem ser negociados no futuro, mas dependem dos resultados da primeira experiência. O Presidente do Tricolor do Pici, Marcelo Paz, revelou detalhes sobre o projeto.

“O Fortaleza não tem intenção de vender controle, zero intenção. Mas o Fortaleza acha sim que pode virar uma SAF com controle de 100% das ações. Nós já tivemos sinalizações muito reais. No Fortaleza tem espaço para investimento minoritário, como existe, por exemplo, na Alemanha. O Bayern de Munique é um clube que 25% das suas ações são de empresas e os outros 75% ficam sob controle do clube”, declarou o mandatário do Fortaleza.

fortaleza-vojvoda
Leão segue avaliando a possibilidade de se tornar uma SAF. Foto: Karim Georges.