Fortaleza e Botafogo se enfrentaram em mais um duelo decisivo pela Série A do Campeonato Brasileiro e, na noite do último domingo, 26, ficaram no empate por 2 a 2 na Arena Castelão. Apesar do momento atual da equipe tricolor não ser dos melhores, o Leão se mantém vivo na disputa por vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana e não deve medir esforços para garantir sua participação no torneio em 2024 e afastar de vez qualquer risco de rebaixamento.
De acordo com o novo levantamento realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após o empate com o Palmeiras de Abel Ferreira, o Fortaleza possui aproximadamente 2,6% de chance de ser rebaixado para a Segunda Divisão, enquanto a probabilidade de alcançar mais uma classificação para a Copa Sul-Americana gira em torno de 74,5% mesmo diante de uma das piores sequências de jogos desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando da equipe tricolor.
Em 2023, o objetivo máximo do Fortaleza era mais uma classificação histórica para a Libertadores de 2024, apesar do foco estar na permanência do clube na Série A. No entanto, após o fim da campanha do Tricolor de Aço na Copa Sul-Americana 2023 e diante da pior sequência da equipe desde que Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando técnico, as chances se tornaram quase nulas. Atualmente, o Leão mira a vaga na “Sula” e ocupa a 12ª colocação, com 45 pontos somados.
Após o empate com o Palmeiras, o Tricolor de Aço já mira mais uma oportunidade de retomar o caminho das vitórias na Série A. O Fortaleza tem mais um compromisso decisivo marcado pela 36ª rodada do Brasileirão diante do Bragantino, fora de casa, no Estádio Nabi Abi Chedid, às 20h30 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 31. Somente os três pontos interessam ambas equipes na reta final da principal competição do futebol nacional.

PRÓXIMO DESAFIO DO FORTALEZA NA SÉRIE A
Após o empate com o Palmeiras, o líder do Brasileirão, o Tricolor do Pici terá pela frente a missão de visitar a equipe do RB Bragantino de Pedro Caixinha, em Bragança Paulista, e retornar à capital cearense não apenas com os três pontos, mas uma vitória que garante a volta da confiança à equipe para os próximos jogos decisivos pela elite do futebol nacional.
Em um momento delicado da temporada, o Leão ocupa, atualmente, a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 45 pontos conquistados em 35 partidas. O Massa Bruta, seu próximo adversário, por sua vez, está em sexto lugar na tabela de classificação da Série A, com 59.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.