O Fortaleza vem consolidando cada vez mais a sua imagem entre os protagonistas do futebol brasileiro. Nas últimas duas temporadas, o Leão do Pici alcançou inéditas classificações para a Copa Libertadores da América, algo nunca visto antes na história do clube. O sucesso é consequência de uma gestão de alto nível desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do Tricolor de Aço, além do trabalho de “El Jefe” Vojvoda.
De acordo com a nova atualização do ranking promovido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o Fortaleza é o 17º melhor clube do mundo. Entre gigantes, o Tricolor de Aço está presente em uma lista que analisa exclusivamente o período entre 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023, superando times como o Barcelona (28º), Liverpool (37º) e Juventus (25º) e PSG (32º).
O Fortaleza é o terceiro clube brasileiro melhor posicionado na lista, mas está no topo do futebol nordestino. O líder é o Manchester City-ING, o grande campeão da Champions League e Premier League na última temporada. Na análise de um dos principais rankings de clubes do futebol mundial, o IFFHS analisa o histórico recente de cada uma das equipes e a relevância das competições disputadas pelas mesmas.
CONFIRA O RANKING DA IFFHS *
1º – Manchester City-ING: 304 pontos
2º – Real Madrid-ESP: 291 pontos
3º – Internazionale-ITA: 268 pontos
4º – Porto-POR: 249 pontos
5º – Al Ahly-EGI: 239 pontos
13º – Fortaleza: 191 pontos
*Créditos: Globo Esporte.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA
Classificado com autoridade para a semifinal da Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar entre os quatro principais times de uma competição internacional. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos certames continentais que disputaram.
Além da marca inédita para o futebol do Nordeste, o Fortaleza faturou mais uma das premiações milionárias concedidas pela CONMEBOL por cada fase avançada na Copa Sul-Americana 2023. Após superar o Coelho nas quartas de final, o Tricolor do Pici recebeu mais 800 mil dólares, aproximadamente R$ 4 milhões na cotação atual, e já mira seu primeiro título internacional da história na grande final da competição internacional, onde irá enfrentar a equipe da LDU-EQU no estádio Domingo Burgueño, no Uruguai.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.








