Sou Fortaleza

Cenas lamentáveis de torcedores do Fortaleza no Clássico-Rei obrigam clube a tomar medidas drásticas: “Selvageria”

Foto: Thiago Gadelha/SVM.

Para além da derrota do Fortaleza para o Ceará no segundo Clássico-Rei disputado em 2023, a partida foi marcada mais uma vez por cenas lamentáveis de violência e tumulto nas arquibancadas da Arena Castelão. No confronto válido pela Copa do Nordeste, brigas generalizadas entre membros da própria torcida, correria e cadeiras arremessadas atrapalharam o espetáculo de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. O Tricolor do Pici declarou sua posição oficial diante do ocorrido.

O Fortaleza trabalhou em conjunto com os órgãos de segurança do estado para identificar parte dos responsáveis pelo tumulto, que acabaram sendo presos pelas autoridades. Como medida punitiva, o clube do Pici suspendeu a venda de ingressos para os próximas jogos das sedes das duas torcidas envolvidas na confusão e, caso algum dos “torcedores” seja sócio ativo, será expulso do programa por tempo indeterminado. O Leão também se colocou à disposição da Justiça para punir quaisquer outros responsáveis pelos atos.

Fortaleza volta a entrar em campo diante do Cerro Porteño-PAR pela decisão da chamada “Pré-Libertadores“. O time que vencer o confronto de 180 minutos confirma a vaga na fase de grupos da competição, enquanto o eliminado terá que se contentar com a Copa Sul-Americana 2023. Apesar das cenas lamentáveis do Clássico-Rei, a expectativa é que a torcida tricolor esteja presente em grande número no jogo de ida, na Arena Castelão. A partida de volta será realizada no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.

CONFIRA A NOTA OFICIAL DO FORTALEZA

“Hoje a derrota mais dolorida aconteceu na arquibancada.

Ninguém fica feliz após uma derrota, sobretudo em clássico. Mas se perder ou ganhar dentro de campo faz parte do esporte, as cenas de selvageria que vimos na nossa arquibancada não têm lugar no Futebol.

Na própria Arena Castelão, o Fortaleza ajudou a identificar alguns dos vândalos que praticaram os atos de violência. Estes indivíduos foram imediatamente presos. O Clube também suspendeu, de imediato, a venda de ingressos para os próximos jogos nas sedes das duas torcidas que promoveram o conflito. E anunciou ainda que possíveis sócios envolvidos neste episódio serão expulsos definitivamente do programa.

Bandeira do Fortaleza
Fortaleza repudia cenas de violência entre torcidas organizadas. Foto: Viktor Araújo.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza movimentou o mercado da bola em busca de reforços que chegassem ao Pici para agregar qualidade ao elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ter contratado dez atletas para 2023, o período reservado para negociações sempre pode surpreender com saídas inesperadas e propostas irrecusáveis. Nas últimas semanas, o Leão recebeu sondagens do Atlético-MG pelo artilheiro do clube, Thiago Galhardo.

De acordo com informações do renomado jornalista brasileiro Paulo Vinícius Coelho, o atual técnico do Galo, Eduardo Coudet, havia definido o camisa 91 do Fortaleza como o principal alvo para reforçar seu ataque em 2023, porém, apesar das conversas terem sido iniciadas, o acordo não avançou e sua transferência foi descartada. Galhardo e o treinador do Atlético-MG já trabalharam juntos anteriormente no Celta de Vigo, clube da primeira divisão da Espanha.

Neste início de temporada do Fortaleza, um jogador do elenco tem se destacado com a camisa vermelha, azul e branca: Thiago Galhardo. O atleta de 33 anos é o artilheiro do Tricolor do Pici em 2023. O atacante possui apenas 11 partidas disputadas até o momento, mas já igualou o mesmo número de gols do ano passado, com sete bolas na rede. Em 2022, ele precisou de 21 jogos para chegar a esta marca.

Apesar do interesse do Atlético-MG, Thiago Galhardo não deve deixar o Leão. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Atual campeão, o Fortaleza foi derrotado pela segunda vez na Copa do Nordeste 2023 após a realização do segundo Clássico-Rei da temporada na noite do último domingo, 5. A equipe reserva de Juan Pablo Vojvoda foi derrotada pelo placar de 2 a 0 pelo rival, Ceará, porém, não há tempo para abaixar a cabeça e amargurar o revés. Os primeiros 90 minutos decisivos contra o Cerro Porteño já serão disputados na próxima quinta-feira, 9.

O elenco do Fortaleza se reapresentou no Pici no final da tarde desta segunda-feira, 6, e deu início às atividades preparatórias visando o jogo de ida da terceira e última fase preliminar da Copa Libertadores da América. Entre as principais novidades, o atacante Moisés retomou os treinamentos físicos após a cirurgia realizada em seu pé e está cada vez mais próximo de entrar em campo com a camisa vermelha, azul e branca. O lateral-esquerdo Lucas Esteves também esteve presente entre os atletas depois de se recuperar de um desconforto muscular.

O Fortaleza deve encarar o Cerro Porteño com força máxima pela decisão da chamada “Pré-Libertadores“. O time que avançar garante a tão sonhada vaga na fase de grupos da competição, enquanto o eliminado terá o direito de disputar a Copa Sul-Americana 2023. A expectativa é que a torcida tricolor compareça em peso na confronto de ida, na Arena Castelão. A volta será realizada no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no que promete ser uma das partidas mais difíceis da atual temporada.

Leão se reapresentou nesta segunda-feira, 6, com foco total na Libertadores. Foto: Mateus Lotif.