Sou Fortaleza

Referência! Psicóloga do Fortaleza marca presença e palestra em evento no Paraná

Nos dias 21 e 23 do mês de Janeiro, foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer. Ao todo, representantes de mais 25 clubes nacionais e internacionais, se reuniram em um ambiente de palestras e troca de conhecimento científico com profissionais que atuam na área da ciência no esporte.

A psicóloga Sheyla Gomes, marcou presença no evento como a representante do setor Psicossocial e Pedagógico das Categorias de Base do Fortaleza, e palestrou para outros participantes, sobre a importância do ensino online para a formação dos atletas do ponto de vista psicológico. O trabalho da profissional do Leão apareceu também na 1ª Edição da Revista Científica de Desenvolvimento Humano no Futebol, lançada no evento em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC.

A revista conta com os resumos dos 42 trabalhos apresentados nas rodas de conversa e palestras do evento. Sheyla falou um pouco sobre a experiência de participar do evento:

“Foi um evento riquíssimo que proporcionou, em três dias, trocas e um network maravilhoso. Foi muito gratificante poder representar o Fortaleza e compartilhar as ações realizadas pelo setor psicossocial e pedagógico, juntamente com uma equipe multiprofissional, objetivando o desenvolvimento integral dos nossos atletas! – afirmou a psicóloga.

Foto: Divulgação / Fortaleza EC

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para uma das principais necessidades do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, decidiu permanecer no clube argentino e recebeu um novo contrato com aumento salarial significativo.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o clube argentino estendeu o vínculo com com o clube argentino por mais um ano, até 2025, e recebeu uma melhoria substancial em seu salário. Segundo a apuração de Merlo, o Belgrano decidiu agir rápido para garantir a permanência de Zapelli depois do forte interesse do Fortaleza, principalmente, e da sondagem do Vasco da Gama.

Na última temporada pelo Belgrano, o alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10” disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possuía potencial para evolução.

Zapelli
Antes de Calebe, Zapelli era o principal alvo do Leão para a posição de “camisa 10”. Foto: César Luis Merlo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, em uma das principais apostas da gestão do atual presidente do clube, Marcelo Paz, o argentino Juan Pablo Vojvoda vem consolidando seu nome como um dos maiores treinadores dos 104 anos de história do Leão. Como característica das equipes comandadas anteriormente por “El Jefe“, o futebol ofensivo e uma proposta de jogo vertical são priorizadas e no Tricolor de Aço não foi diferente.

Apesar do rendimento abaixo do esperado da grande maioria dos jogadores do elenco do Fortaleza neste início de temporada, o clube venceu todas as seis partidas que disputou entre Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e mantém 100% de aproveitamento em 2023, com 14 gols marcados. O número de jogadores diferentes que balançaram as redes adversárias é expressivo, apesar de Thiago Galhardo ter se isolado na artilharia do Leão neste início de ano.

Em 2023, a média do Fortaleza superior a dois gols por partida não surpreende. Ao total, foram 127 partidas de Vojvoda como treinador do Leão e, nestas, sua equipe marcou 99 vezes contra seus adversários, o que equivale a um total de 78% dos jogos, de acordo com o jornalista André Almeida.

Juan Pablo Vojvoda irá comandar o Fortaleza por, no mínimo, 59 partidas já garantidas na temporada de 2023. Nada impede que o Leão faça história e avance para as finais ou semifinais de competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste ou Copa Libertadores da América, o que significaria ainda mais jogos do argentino à beira do campo.

Até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até dezembro de 2024, o atual comandante técnico do Tricolor pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Para isso, terá que superar Moésio Gomes, o técnico com mais partidas pelo Fortaleza em toda a sua história, que possui 229 jogos disputados como treinador do Tricolor de Aço.

Fortaleza avalia fazer proposta por capitão de gigante sul-americano
Ao final da temporada, Vojvoda se tornará o segundo técnico com mais partidas na história do Leão.
Foto: Karim Georges.