Próximo adversário do Fortaleza na Sul-Americana, América-MG busca fazer história em competições internacionais

Foto: Thiago Gadelha/SVM.

Em mais uma noite histórica para o Fortaleza, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda recebeu o Libertad-PAR na Arena Castelão e não mediu esforços para conquistar a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana 2023. Com o apoio de mais de 50 mil torcedores, o Tricolor empatou em 1 a 1 com os Albinegros com gol decisivo de Marinho nos acréscimos do segundo tempo e avançou para a próxima fase do torneio com o placar agregado de 2 a 1.

O próximo adversário do Fortaleza na “Sula“, no entanto, promete não facilitar em nada a trajetória do clube rumo à sua tão sonhada primeira participação em uma final de competições internacionais. A exemplo do Leão, o América-MG de Fabián Bustos tem a missão de seguir avançando na Copa Sul-Americana em uma nova era de sua história.

A atual campanha do Coelho é apenas a sua segunda em torneios da CONMEBOL durante 111 anos de existência. Na última temporada, o clube mineiro também disputou a Copa Libertadores da América, passando pelas de grupo e preliminares da maior competição da América do Sul. Em 10 jogos disputados em 2022, o América-MG conquistou uma vitória, quatro empates e seis derrotas, enquanto sua atual participação na Sul-Americana também contempla 10 partidas, com quatro triunfos, três empates e três revés. A “terceira força” do futebol de Minas Gerais superou o Colo-Colo-CHI e o Bragantino antes de encarar o Fortaleza pelas quartas de final.

A CONMEBOL definiu o calendário oficial das quartas de final da Sul-Americana na última sexta-feira, 11. O Fortaleza irá enfrentar a equipe do América-MG pelos primeiros 90 minutos do mata-mata no dia 24 de agosto, quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Independência, enquanto a decisão está reservada para a Arena Castelão no próximo dia 31, no mesmo horário.

Leão e América-MG prometem travar uma verdadeira batalha pela classificação às semifinais da “Sula”. Foto: Kely Pereira/AGIF.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA

Além do Fortaleza, a atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL ainda conta com a presença de América-MG, Botafogo e São Paulo como os representantes brasileiros no mata-mata. Em sua segunda experiência no torneio internacional, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e busca seguir avançando em busca da tão sonhada final da Copa Sul-Americana.

No retrospecto geral, Fortaleza e seu próximo adversário na “Sula“, o América-MG, entraram em campo em 14 oportunidades e a vantagem é do Tricolor de Aço. Ao todo, o Leão venceu nove jogos, enquanto o Coelho conquistou quatro triunfos e os dois times empataram apenas uma vez.

fortaleza-sul-americana
A atual edição da Copa Sul-Americana contempla a segunda participação da história do Leão no torneio. Foto: Mateus Lotif.