Paz surpreende e revela negociações entre Fortaleza e três titulares do líder da Série A: “Pilares do Botafogo”

Foto: Thaís Mesquita.

Após o encerramento da última edição do Campeonato Brasileiro, em 2022, o Fortaleza não conteve esforços para reforçar o elenco de jogadores à disposição da comissão técnica para a atual temporada e passou a avaliar possíveis contratações de uma extensa lista com nomes cogitados no Pici. Nos últimos dias, o Presidente do Leão, Marcelo Paz, concedeu entrevista exclusiva para o podcast do ex-goleiro do clube, Getúlio Vargas, e expôs bastidores de negociações entre o Tricolor e três destaques do Botafogo em 2023, o atual líder da Série A.

“Lucas Perri, tive intenção de trazer (para o Fortaleza), mas o Botafogo, com mais dinheiro, trouxe. Adryelson, também, a gente negociou. Marlon Freitas, também. Três jogadores que são pilares do Botafogo e que em algum momento a gente queria ter levado pro Fortaleza. Se (o Botafogo) não fosse SAF, eu tinha ganho (a disputa pelas contratações). Isso é fato”, revelou o mandatário do Fortaleza.

Sob o comando do agora ex-técnico do Botafogo, Luís Castro, o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Adryelson e o volante Marlon Freitas apresentaram um futebol futebol de alto nível e estão entre os destaques do Campeonato Brasileiro 2023. Marcelo Paz não escondeu o desejo de contar com os jogadores no Pici antes de assinarem com o clube carioca, mas acabou perdendo a disputa após propostas milionárias da SAF do Glorioso.

Lucas Perri e Adryelson são dois dos principais jogadores do Botafogo na atual temporada. Foto: Vitor Silva.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após o Fortaleza ter anunciado oficialmente as contratações de Marinho e Gonzalo Escobar, o clube do Pici segue em busca de novos reforços para o grupo de atletas à disposição do comandante técnico Juan Pablo Vojvoda. Conforme informado anteriormente, o Leão deu início aos contatos com o Santos para avaliar uma possível transferência do atacante Lucas Braga, de 26 anos, porém, ao que tudo indica, a concorrência pelo jogador promete ser das maiores.

De acordo com informações do UOL, o Chicago Fire, da Major League Soccer (MLS), o principal campeonato dos Estados Unidos, entrou na disputa pela contratação de Lucas Braga e chegou a formalizar uma proposta de empréstimo com opção de compra fixada ao Peixe. Ainda não há detalhes sobre os valores envolvidos nas tratativas entre o clube norte-americano e o Santos, mas uma decisão final sobre o futuro do jogador deve ser tomada nos próximos dias.

O Fortaleza formalizou uma proposta nos últimos dias pela transferência de Lucas Braga, mas os valores não alcançaram as demandas da diretoria do Santos. Diante disso, o Leão ofereceu uma lista de jogadores que poderiam ser envolvidos com o objetivo de fechar o acordo, mas os nomes não agradaram o clube paulista. A recente contusão do atacante fez com que as tratativas esfriassem, mas não há nada completamente descartado por nenhuma das partes.

Alvo do Fortaleza, Lucas Braga possui contrato válido com o Santos até 30 de abril de 2026 e o gigante do futebol brasileiro detém 80% dos direitos econômicos do jogador. As negociações ainda estão em andamento, porém, o investimento de 5 milhões de dólares, cerca de R$ 24 milhões na cotação atual, exigido pelo Peixe não parece realístico dentro das estratégias do Tricolor do Pici no mercado da bola. Vasco e Botafogo também demonstraram interesse no atacante no início da temporada, mas nada avançou.

Lucas Braga pode deixar o Santos antes do final da temporada. Foto: Ivan Storti.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Ídolo e capitão do Fortaleza, Tinga está entre os melhores de sua posição na atual edição da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar das frequentes críticas da torcida tricolor, o defensor se tornou o único representante do clube do Pici na seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 2023. Após 13 rodadas disputadas na elite do futebol nacional, o desempenho do jogador de 29 anos garantiu seu lugar entres os principais laterais-direitos do Brasil.

Titular absoluto da equipe comandada por “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, Tinga está à frente de laterais renomados do futebol brasileiro como Fagner, Marcos Rocha e Mariano. Além do capitão do Fortaleza, compõem a seleção da Bola de Prata: o goleiro Lucas Perri (Botafogo); os zagueiros Adryelson e Victor Cuesta (Botafogo); o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez (Palmeiras); os meio campistas Villasanti (Grêmio), Lucas Evangelista (Bragantino), Gerson (Flamengo) e Eduardo (Botafogo); os atacantes Tiquinho Soares (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio). O técnico é Renato Gaúcho, do Grêmio.

O Prêmio ESPN Bola de Prata é uma honraria anual que enaltece os melhores jogadores e técnicos do futebol brasileiro com base no somatório das médias de cada uma das rodadas do Brasileirão. Desde 2017, a pontuação é composta por 40% de estatísticas geradas pelo algoritmo da própria ESPN e 60% de notas de jornalistas selecionados. Caso mantenha o nível de atuação até o fim da Série A, Tinga pode se tornar o grande representante do Fortaleza na 54ª cerimônia da tradicional premiação do esporte nacional.

Apesar das críticas, Tinga está entre os melhores laterais do Campeonato Brasileiro 2023. Imagem: ESPN.