O Fortaleza entra em campo na noite desta terça-feira, 27, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023. Sob o comando de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor de Aço irá visitar a equipe do Palestino-CHI, no estádio El Teniente, em busca de mais uma vitória em sua histórica campanha na competição internacional. O técnico dos “árabes”, como são conhecidos no Chile, comentou sobre as expectativas de sua equipe para a grande decisão da vice-liderança do Grupo H.
“Depende de nós (a classificação), de que façamos uma boa partida e consigamos um bom resultado. Temos esse jogo com a responsabilidade que corresponde a tão importante fase (de grupos), mas com vontade de dar um novo passo”, declarou o treinador argentino do Palestino.
O Fortaleza já conquistou a classificação antecipada para as oitavas de final do torneio internacional. O Tricolor de Aço se isolou na primeira colocação do Grupo H com 12 pontos somados em cinco jogos disputados. Além de faturar mais R$ 500 mil da CONMEBOL para cofres do Pici, um novo triunfo sobre o Palestino garante à equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda uma campanha melhor na classificação geral, o que pode garantir os mandos de campo nas decisões de cada etapa do mata-mata da Sul-Americana 2023.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Após a oficialização da saída de Moisés para o Cruz Azul-MEX, a maior venda da história do futebol nordestino, o Fortaleza passou a avaliar substitutos no mercado para um dos principais destaques do clube desde que “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando técnico do Tricolor de Aço. O atacante Jefferson Savarino, do Real Salt Lake-EUA, surgiu como um dos principais candidatos para reforçar o setor ofensivo da equipe, porém, de acordo com o Presidente do Leão, Marcelo Paz, mesmo após avançar nas negociações, o futuro do venezuelano parece estar cada vez mais distante do Pici.
Enquanto Marinho ainda resolvia a questão de seu afastamento junto ao Flamengo, o São Paulo de Dorival Júnior formalizou seu interesse pelo jogador de 33 anos, mas as negociações não avançaram e o Soberano acabou desistindo da contratação do atacante. Em seguida, o clube paulista passou a focar em outra alternativa para seu setor ofensivo: Savarino, camisa 10 e craque do time do Real Salt Lake, dos Estados Unidos.
Em disputa com o Fortaleza, as negociações entre o São Paulo e o jogador venezuelano também não chegaram a um desfecho positivo. A proposta do clube paulista não correspondeu aos valores exigidos pelo Real Salt Lake e o gigante do futebol brasileiro acabou desistindo da contratação de Savarino, bem como o Leão.
Diante disso, a equipe de Dorival Júnior definiu o seu “plano C” para a reabertura da janela de transferências: trata-se de Erick, o grande jogador do Ceará na temporada. De acordo com informações da GOAL, o atacante do rival foi procurado pela diretoria do Tricolor Paulista com o objetivo de encaminhar sua ida para o São Paulo antes do fim de seu contrato atual com o Alvinegro. O ponta de 25 anos disputou 33 jogos em 2023, marcou 13 gols e concedeu dez assistências, chegando até mesmo a ser especulado no Fortaleza para a sequência da Série A.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Desde a abertura da última janela de transferências, o Fortaleza realizou movimentos no mercado de uma forma jamais vista antes pelo seu torcedor na história do clube. O período reservado para negociações, porém, é sempre marcado pela sua imprevisibilidade, podendo render surpresas como ofertas irrecusáveis, saídas inesperadas e investidas milionárias. Nesse sentido, após a demissão de Maurício Barbieri, o Vasco da Gama parece ter definido Juan Pablo Vojvoda como o principal candidato para assumir o comando técnico do clube.
De acordo com informações do jornalista Wilson Pimentel, do portal Torcedores, Paulo Bracks, Diretor Executivo do Vasco, aprecia o trabalho realizado pelo treinador argentino no Fortaleza e busca sua contratação para o clube carioca, que vive um momento delicado na atual temporada. O dirigente vem tentando organizar recursos junto à 777 Partners, SAF do Cruz-Maltino, para efetuar o pagamento da multa rescisória do treinador argentino do Leão, mas uma possível saída de Vojvoda antes do fim de seu contrato não parece realística no momento.
Juan Pablo Vojvoda renovou seu contrato com o Fortaleza ainda em 2022 e acertou sua permanência no Pici por mais duas temporadas. Caso permaneça até o final de seu vínculo, o treinador argentino do Leão pode não apenas se tornar um dos técnicos com maior número de partidas disputadas à frente do clube, mas se eternizar como um dos maiores ídolos de toda a história do Tricolor de Aço.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.