Após classificação na Sula, Fortaleza faz história no Nordeste e fatura mais uma premiação milionária da CONMEBOL

Foto: Mateus Lotif.

Pela grande decisão das quartas de final da Copa Sul-Americana 2023, o Fortaleza não decepcionou a presença de mais de 56 mil torcedores nas arquibancadas da Arena Castelão e venceu novamente o América-MG do técnico Fabián Bustos pelo placar de 2 a 1. Com o resultado, o Leão conquistou mais uma classificação histórica e, além de faturar mais uma “bolada” milionária da CONMEBOL, alcançou um feito inédito no futebol nordestino.

Classificado com autoridade para a semifinal da Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar entre os quatro principais times de uma competição internacional. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos certames continentais que disputaram.

Além da marca inédita para o futebol nordestino, o Fortaleza conquistou mais uma das premiações milionárias concedidas pela CONMEBOL por cada fase avançada na Copa Sul-Americana 2023. Após superar o Coelho nas quartas de final, o Tricolor do Pici irá receber mais 800 mil dólares, aproximadamente R$ 4 milhões na cotação atual, e já mira confronto de 180 minutos contra o Corinthians, válido pelas semifinais da “Sula“.

O Fortaleza é o primeiro clube nordestino a chegar nas semifinais de uma competição internacional. Foto: Mateus Lotif.

FORTALEZA ENCARA CORINTHIANS NA SEMIFINAL DA SULA

O próximo adversário do Tricolor de Aço na Sul-Americana já está definido e promete ser um dos desafios mais duros de toda a temporada de 2023. O Corinthians de Vanderlei Luxemburgo sofreu, mas conquistou a classificação para as semifinais após vencer a equipe do Estudiantes-ARG nos pênaltis.

Enquanto o Leão avançou para a semifinal com uma das principais campanhas da primeira etapa da Sula, o Timão disputou os play-offs do torneio continental depois de ter se despedido da Libertadores antes mesmo do início do mata-mata. O clube paulista encerrou sua participação na fase de grupos da principal competição da América do Sul em terceiro lugar, atrás de Argentino Juniors-ARG e Independiente Del Valle-EQU. As datas e horários do confronto entre os times brasileiros serão definidas posterioremente pela CONMEBOL.

Leão e Corinthians ficaram no empate no primeiro encontro entre os clubes na temporada. Foto: Marcello Zambrana/AGIF.