Sou Fortaleza

Liberado por Vojvoda, atleta do Fortaleza já treina com companheiros de novo clube para 2023

Fortaleza Vojvoda
Foto: Mateus Lotif.

Para além das dez contratações realizadas neste primeiro momento da temporada, o Fortaleza segue trabalhando para definir a situação de jogadores que não integram o planejamento traçado por Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica. Entre os nomes que estavam na lista de negociáveis do Leão, o atacante Gustavo Coutinho acertou sua saída do clube e irá defender a camisa do Atlético-GO em 2023.

Conforme informado anteriormente, o “camisa 9” do Fortaleza já havia encaminhado o acordo de empréstimo junto ao Dragão Goiano até dezembro deste ano, mas ainda restavam pendências burocráticas a serem resolvidas. Apesar do anúncio oficial ainda não ter sido divulgado, Gustavo Coutinho já realizou exames médicos, conheceu seus novos companheiros e as instalações do Atlético-GO. Além disso, o atacante participou das primeiras atividades preparatórias visando a disputa da atual edição do Campeonato Goiano.

Após um breve período de observação promovido pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, foi determinado que Coutinho não seria aproveitado pelo Fortaleza na atual temporada. O centroavante nem sequer entrou em campo nas oito partidas disputadas pelo clube do Pici em 2023 e a concorrência no ataque do Tricolor do Aço é grande. O jogador de 24 anos não conseguiu se sobressair na disputa por posição com atletas mais experientes, como é o caso de Thiago Galhardo, Silvio Romero e Juan Martín Lucero.

Coutinho chegou a passar por um período de testes no Tricolor, mas não agradou a comissão técnica. Foto: Leonardo Moreira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza vem fazendo da atual janela de transferências uma das mais ativas em seus 104 anos de história. O Leão do Pici já realizou dez contratações para 2023, mas continua a procura de novos jogadores que possam acrescentar qualidade à equipe que disputará Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Libertadores da América.

De acordo com informações do jornalista Felipe Silva, do iG Esporte, ainda em dezembro de 2022, o Fortaleza realizou sondagens para analisar a situação do atacante Marinho no Flamengo, porém, as negociações não avançaram. O atacante, que também possui passagem pelo rival, Ceará, surgiria como mais uma oportunidade de mercado para o Leão, já que está sem espaço no Rubro-Negro.

O interesse do Fortaleza na contratação de Marinho confirma, mais uma vez, a estratégia do clube em seus movimentos no mercado de transferências. O atacante já possui familiaridade com a cidade e o futebol cearense, o que diminui consideravelmente os riscos de um “novo Renato Kayzer”, contratação mais cara da história do Tricolor de Aço, mas que não se adaptou no Pici. O atleta do Flamengo chegou a receber o prêmio de melhor jogador da Copa Libertadores 2020, quando foi vice-campeão em sua passagem pelo Santos.

Em baixa no Flamengo, Marinho segue com futuro indefinido. Foto: Gilvan de Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza intensificou os trabalhos no mercado da bola com o objetivo claro de não cometer os mesmo erros das temporadas anteriores e sofrer com um elenco de jogadores curto para a disputa de cinco importantes competições da elite do futebol brasileiro. Para isso, o Leão não poupou investimentos e já anunciou dez novos reforços para o grupo comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Entre as contratações, o meia Calebe falou pela primeira vez após assinar seu contrato com o Tricolor de Aço.

“Feliz de estar no Fortaleza, agradecer a confiança de todos. Espero logo estar com meus companheiros para que possamos fazer uma bela temporada e alcançar todos os nossos objetivos”, declarou Calebe, o mais novo reforço do Fortaleza para a principal carência do elenco nas últimas temporadas: a posição de “camisa 10”.

O Fortaleza desembolsou cerca de R$ 6 milhões por 50% dos direitos econômicos do meio-campista de 22 anos que defendia o Galo nas últimas temporadas. O clube de Minas Gerais se mantém com 35% da licença referente ao jogador, enquanto os outros 15% pertencem ao São Paulo.

Embora tenha disputado uma Copinha pelo Atlético-MG e disputado o primeiro jogo como profissional pelo clube mineiro, Calebe é uma revelação do São Paulo. O meia chegou em Minas Gerais em 2019, comprado pelo Alvinegro por cerca de 500 mil reais. Desde então, consagrou-se campeão da Série A e da Copa do Brasil de 2021.

Calebe passou pela aprovação de Vojvoda antes de assinar pelo Leão. Foto: Mateus Lotif.