O Fortaleza está cada vez mais próximo de entrar em campo pela partida mais importante de toda a sua história. Primeiro finalista, o Leão irá enfrentar a equipe do LDU-EQU pela grande decisão da Copa Sul-Americana 2023 e o desafio promete ser dos maiores em Punta Del Este. Após o projeto do clube de transmitir a final da “Sula” para seus torcedores na Arena Castelão ter sido frustrado pela CONMEBOL, o Governo do Estado anunciou um evento inédito para a torcida tricolor que não estará presente no Uruguai.
Nesta terça-feira, 24, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT) anunciou que o duelo entre Fortaleza e LDU, válido pela final da Sul-Americana, contará com uma transmissão inédita: o anfiteatro do Parque do Cocó, um dos principais pontos turísticos da capital, irá receber um telão para o acompanhamento do último jogo da competição internacional. A iniciativa faz parte de uma solicitação promovida pela Associação Bem Tricolor, responsável pelos projetos sociais do clube. Os torcedores poderão comparecer de forma gratuita.
De acordo com apuração do Diário do Nordeste, a solicitação do Fortaleza encaminhada à CONMEBOL para transmitir a final da Sul-Americana foi prontamente recusada pela entidade máxima do futebol do continente. A justificativa apresentada ao Leão foi de que não haveria tempo o suficiente para a organização de um evento deste tipo, já que a Confederação possui uma lista de normas e regras referentes à venda de ingressos, direitos de transmissão e patrocínio.
Adversário do Fortaleza na última partida válida pela competição internacional, a LDU também manifestou sua vontade de transmitir a grande final para seus torcedores, no Equador, em um evento semelhante ao que foi proposto pelo Tricolor do Pici, mas esbarrou nas exigências da CONMEBOL.
O Fortaleza irá entrar em campo diante da LDU de Luis Zubeldía e as equipes prometem travar uma verdadeira batalha dentro das quatro linhas. O Tricolor de Aço e o “carrasco” de times brasileiros irão disputar a final da Sul-Americana no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai, em jogo único e, em caso de empate, a decisão irá para a prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se a igualdade persistir no placar, o título será definido por disputa de pênaltis.
FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA
Em sua campanha atual na Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar à decisão de uma competição internacional e será o representante do Brasil na última fase do torneio. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos certames continentais que disputaram.
Com a oportunidade de conquistar seu tão sonhado primeiro título de uma competição internacional, o Tricolor de Aço pode faturar uma verdeira “bolada” milionária da CONMEBOL caso venha a se consagrar campeão da “Sula“. O Leão do Pici pode embolsar 5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 24,6 milhões, se vencer clube do Equador, além de fazer história ao levantar a taça mais importante já conquistada em seus 105 anos de existência.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.