Sou Fortaleza

URGENTE! Torcida do Fortaleza pode ser impedida de comparecer ao primeiro Clássico-Rei de 2023

Foto: Thiago Gadelha / SVM

As obras de reforma realizadas na Arena Castelão, casa do Fortaleza, fizeram com que o estádio Presidente Vargas fosse definido como palco das partidas iniciais do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste da atual temporada. Diante disso, gerou-se diversos questionamentos sobre as condições de jogo do primeiro Clássico-Rei de 2023 por conta de questões de segurança e da capacidade limitada do PV. Agora, a torcida do Leão corre o risco de nem sequer poder estar presente no primeiro confronto contra seu grande rival,

Nesta segunda-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa do Desporto e do Torcedor (NUDTOR), solicitou que a Federação Cearense de Futebol (FCF) definisse a realização do primeiro dérbi entre Fortaleza e Ceará de 2023 com torcida única. Como o Alvinegro possui o mando de campo, apenas a torcida do rival poderia ter acesso ao estádio Presidente Vargas.

Como uma forma de priorizar a segurança do torcedor, a medida é uma forma de antecipar possíveis conflitos e cenas de violência entre as torcidas. Além disso, o MPCE requisitou que a capacidade máxima do primeiro Clássico-Rei da temporada seja de 15 mil espectadores. A situação gerou revolta por parte da torcida do Fortaleza.

Fortaleza e Ceará são protagonistas de um dos principais clássicos do futebol brasileiro. Foto: Aurélio Alves/O POVO.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a rescisão contratual de Christian Bernardi, o Fortaleza foi obrigado a analisar, mais uma vez, o mercado de transferências com o objetivo de contratar um novo “camisa 10” para o elenco de jogadores integrados ao planejamento de Juan Pablo Vojvoda para a nova temporada. Diante disso, o Leão demonstrou interesse na contratação do meia Calebe, do Atlético-MG.

De acordo com informações do Diário do Nordeste, o jogador de 22 anos é um pedido de Vojvoda. Calebe é bem avaliado pelo treinador argentino, que enxerga o meio-campista como uma aquisição ideal para o seu modelo de jogo. No entanto, o Atlético-MG não tem interesse em ceder o atleta por meio de empréstimo, o que significa que o Tricolor do Pici teria que efetuar a compra do jovem “camisa 10” de forma definitiva.

Segundo apuração do Globo Esporte CE, o Fortaleza já chegou entrar em contato com a diretoria do Galo para compreender as condições de um possível acordo. O gigante do futebol brasileiro acredita que uma transferência para o Leão pode valorizar o jovem meia no mercado nacional e internacional. Calebe possui contrato válido com o clube mineiro até o final de 2024.

Calebe, do Atlético-MG, está na mira do Leão para 2023. Foto: Pedro Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza conquistou sua quinta vitória consecutiva na atual temporada de forma dramática. Somente nos acréscimos do segundo tempo, o meia Pochettino garantiu mais três pontos para a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda na caminhada rumo ao título do Campeonato Cearense 2023. O treinador argentino analisou a partida e destacou melhorias que o grupo de jogadores ainda precisa desenvolver.

“Insistir, continuar, acreditar. São fatores que são importantes dentro do futebol. Nós ganhamos partidas assim também no Brasileirão, nos últimos minutos. Mas temos que melhorar. Corrigir os erros e continuar com a cabeça na frente”, declarou o técnico do Fortaleza, que mantém 100% de aproveitamento na temporada.

Vojvoda pontuou novamente a questão da taxa de conversão em gols neste início de ano. Mais uma vez, o Fortaleza apresentou maior volume de jogo e construiu inúmeras oportunidades claras de perigo ao gol do adversário, mas não conseguiu balançar as redes devido ao rendimento ruim dos jogadores do Leão no momento das finalizações.

“No primeiro tempo fizemos muitas situações de gol, mas está faltando o mais importante, que é fazer o gol. Mas tenho que confiar nos jogadores, que têm qualidade para melhorar essa situação. O time gera jogadas de gol. Agora o nosso foco tem que estar nas finalizações. São partidas que o adversário está muito fechado, mas temos qualidade para superar estas dificuldades”, finalizou Vojvoda, o quinto técnico com mais jogos na história do Tricolor de Aço.

Vojvoda é um dos maiores técnicos da história do Leão. Foto: Thiago Gadelha / SVM