O Fortaleza entrou em campo na noite da última quinta-feira, 31, por uma das partidas mais importantes de seus 104 anos de existência. Com o apoio de mais de 55 mil torcedores na Arena Castelão, o Leão venceu o América-MG por 2 a 1 na grande decisão das quartas de final da Copa Sul-Americana e confirmou sua participação na próxima fase do torneio internacional. Para além da classificação histórica, o Tricolor de Aço também registrou o maior público da temporada diante do Coelho de Fabián Bustos.
Segundo a apuração oficial, ao todo, 56.946 torcedores marcaram presença nas arquibancadas do Castelão para prestigiar mais um feito inédito na história do Fortaleza. Antes, a partida do Gigante do Pici com maior público da temporada era o duelo contra a equipe do Deportivo Maldonado-URU, pela chamada “Pré-Libertadores“, com 52.502 ingressos vendidos.
Após as eliminações de Botafogo e São Paulo nas quartas de final, Fortaleza e Corinthians se tornaram os últimos representantes do futebol brasileiro no mata-mata da Copa Sul-Americana. Primeiro clube nordestino a disputar uma semifinal de competição internacional da história, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e busca seguir avançando em busca da tão sonhada decisão da “Sula“.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA
Classificado com autoridade para a semifinal da Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar entre os quatro principais times de uma competição internacional. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos torneios que disputaram.
Além da marca inédita para o futebol nordestino, o Fortaleza conquistou mais uma das premiações milionárias concedidas pela CONMEBOL por cada fase avançada na Copa Sul-Americana 2023. Após superar o Coelho nas quartas, o Tricolor do Pici garantiu mais 800 mil dólares em sua campanha atual, aproximadamente R$ 4 milhões, e já mira confronto de 180 minutos contra o Corinthians, válido pelas semifinais da “Sula“.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.