Após ter sofrido as duas primeiras derrotas de 2023, o Fortaleza voltou a vencer em grande estilo ao aplicar 3 a 0 contra o Bahia na Arena Fonte Nova. Agora, o Tricolor do Pici busca defender seu título de campeão contra o próximo adversário na Copa do Nordeste, a equipe do CSA. O confronto está marcado para a noite desta sexta-feira, 17, no Estádio Presidente Vargas.
Em toda a história, Fortaleza e CSA se enfrentaram em 26 partidas oficiais. O clube de Alagoas é o maior vencedor da disputa, com oito vitórias, porém, em caso de vitória do Leão no próximo encontro, as equipes irão se igualar em número de triunfos. Ainda assim, o número de empates é superior ao retrospecto dos nordestinos, são 11 duelos sem vencedor entre Azulão e Tricolor do Pici.
Em relação ao histórico recente, Fortaleza e CSA protagonizaram uma série de duelos marcantes. Em 2017, enquanto o Leão ainda estava na Série C do Brasileirão, os clubes protagonizaram a grande decisão daquela temporada, mas o Azulão acabou conquistando o título nacional. Posteriormente, em 2018, os nordestinos voltaram a decidir um Campeonato Brasileiro, desta vez pela Série B, competição que o Tricolor de Aço se consagrou campeão.
Por outro lado, o histórico recente do Fortaleza é superior no confronto direto. O CSA não sabe o que é derrotar o clube do Pici desde 14 de outubro de 2017, pela terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Depois disso, houve uma sequência de quatro empates consecutivos, seguidos de quatro vitórias do Leão.
ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E CSA
Fortaleza 2 x 1 CSA (Copa do Nordeste 2021)
Fortaleza 1 x 0 CSA (Copa do Nordeste 2020)
Fortaleza 3 x 0 CSA (Série A 2019)
CSA 0 x 2 Fortaleza (Série A 2019)
Fortaleza 0 x 0 CSA (Copa do Nordeste 2019)
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
O Tricolor segue agitando o mercado da bola em busca de qualificar cada vez mais o elenco de jogadores para a disputa da atual temporada. Para isso, o Leão também precisa resolver situações indefinidas de atletas que não integram o planejamento da comissão técnica liderada por Juan Pablo Vojvoda, como é o caso do “camisa 9” Gustavo Coutinho. O atacante de 24 anos foi oficialmente anunciado como novo reforço do Atlético-GO para 2023.
Conforme noticiado anteriormente, o Fortaleza havia encaminhado o acordo pelo empréstimo de Gustavo Coutinho ao Dragão Goiano e o atacante já treinava com seus novos companheiros, além de ter realizado exames médicos e conhecido as instalações do clube. No entanto, ainda faltava o anúncio oficial, que veio na tarde desta quinta-feira, 16.
Após um breve período de observação promovido pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, foi determinado que Coutinho não seria aproveitado pelo Fortaleza na atual temporada. O centroavante nem sequer entrou em campo nas oito partidas disputadas pelo clube do Pici em 2023 e a concorrência no ataque do Tricolor do Aço é grande. O jogador de 24 anos não conseguiu se sobressair na disputa por posição com atletas mais experientes, como é o caso de Thiago Galhardo, Silvio Romero e Juan Martín Lucero.
Por meio de nota oficial, o Leão desejou sucesso ao atacante em seu novo empréstimo. Coutinho tem contrato com o Fortaleza até o final de 2024, o que significa que caso o Atlético-GO não se interesse pela sua compra em definitivo, o jogador deve retornar ao Pici para mais uma reapresentação. Gustavo é cria das categorias de base do Tricolor de Aço.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
Buscando não cometer os mesmos erros de 2022, o Fortaleza fez da atual janela de transferências uma das mais ativas da história do clube. Dez novos reforços foram contratados pelo Leão para agregar qualidade ao elenco comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Entre estes, Calebe, ex-jogador do Atlético-MG, foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 16, e comentou sobre sua transferência para o Tricolor do Pici.
“Queria agradecer ao presidente e ao vice-presidente também, pela força e pelo jeito que foi conduzida toda a negociação. Pode ter certeza que não vai faltar empenho da minha parte, comprometimento com toda a equipe e vou dar sempre o meu máximo pra ajudar o Fortaleza a crescer cada vez mais”, declarou Calebe, a contratação mais cara da história do Fortaleza.
O Fortaleza desembolsou cerca de R$ 6 milhões por 50% dos direitos econômicos do meio-campista de 22 anos que defendia o Galo nas últimas temporadas. O clube de Minas Gerais se mantém com 35% da licença referente ao jogador, enquanto os outros 15% pertencem ao São Paulo.
Embora tenha disputado uma Copinha pelo Atlético-MG e disputado o primeiro jogo como profissional pelo clube mineiro, Calebe é uma revelação do São Paulo. O meia chegou em Minas Gerais em 2019, comprado pelo Alvinegro por cerca de 500 mil reais. Desde então, consagrou-se campeão da Série A e da Copa do Brasil de 2021.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.