Quatro anos antes do Cruzeiro acertar sua contratação para assumir o comando técnico do clube, Zé Ricardo teve uma breve passagem pelo Fortaleza em 2019. O treinador de 52 anos foi o primeiro sucessor do trabalho de Rogério Ceni no Leão e mesmo que não tenha obtido sucesso em sua passagem pelo Pici, ainda enxerga o Tricolor de Aço com bons olhos. Por meio de entrevista concedida ao Charla Podcast, o ex-jogador não poupou elogios ao Presidente Marcelo Paz e destacou a campanha da equipe de “El Jefe” Vojvoda na Sul-Americana 2023.
“Se fizer, vai ser muito merecido (título da Sula). Eles estavam em franca evolução e com ideias de crescimento muito claras, mas passo a passo. Essa visão fez com que o Fortaleza se estabelecesse no Campeonato Brasileiro, hoje jogar contra o Fortaleza em qualquer lugar é muito difícil”, afirmou o novo treinador do Cruzeiro.
Apesar de não ter conseguido se firmar no comando técnico do Fortaleza, Zé Ricardo ainda é muito bem avaliado entre os clubes do futebol brasileiro. Após sua passagem pelo Shimizu S-Pulse, do Japão, o mesmo time que contratou Yago Pikachu na última temporada, o treinador carioca acertou com o Cruzeiro até dezembro de 2024 e será o grande responsável pela campanha de permanência da Raposa na Série A do Brasileirão.
“Quando se fala um pouquinho do Fortaleza, a gente não pode (deixar de) falar do presidente (Marcelo Paz.). Ele é o presidente mais presente. É um cara que consegue fazer uma revolução. Ele tem uma visão comercial e de clube muito grande. Para mim, tem que falar do Marcelo antes de falar do Fortaleza”, declarou o ex-treinador do Fortaleza.

ZÉ RICARDO PELO FORTALEZA
Após o anúncio oficial da saída do técnico Rogério Ceni, ainda em 2019, o Leão do Pici agiu rápido e definiu Zé Ricardo para a dura missão de substituir um dos grandes nomes da história do Tricolor do Pici. Sob pressão e com pouco tempo para implementar seu modelo de jogo no Leão, o novo treinador do Cruzeiro acabou demitido com menos de dois meses de trabalho.
Enquanto estava no comando técnico do Gigante do Pici, Zé Ricardo disputou sete partidas e, destas, foi derrotado quatro vezes, conquistou dois empates e apenas uma vitória. Antes de ser oficialmente demitido pelo Leão, que viria a contar com a segunda passagem de Ceni pelo clube, o treinador de 52 anos defendia um aproveitamento de 23,8%.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.