Sou Fortaleza

Em seu novo 3-5-2, Fortaleza está escalado para semifinal da Copa do Nordeste 2023

fortaleza-lucero
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

O Fortaleza entra em campo diante de seu arquirrival, Ceará, na noite desta quarta-feira, 29, pelo Clássico-Rei válido pela semifinal da Copa do Nordeste 2023. Após a goleada sobre o Ferroviário, nas quartas de final, a equipe de Juan Pablo Vojvoda agora tem como foco a primeira vitória sobre o Alvinegro na atual temporada, com o objetivo de seguir avançando em busca do tão sonhado terceiro título da competição regional.

O comandante técnico do Fortaleza decidiu iniciar a partida contra o Ceará com a seguinte escalação: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto e Titi; Caio Alexandre, Hércules, Lucas Crispim, Pochettino e Calebe; Romarinho e Lucero. Ao que tudo indica, o Leão deve enfrentar o rival em um 3-5-2 adaptado, com três meias de ligação, repetindo o modelo de jogo que consagrou Vojvoda na vitória sobre o Ferroviário.

O último boletim médico divulgado pela assessoria de comunicação do Fortaleza apontou que o goleiro João Ricardo, o lateral-esquerdo Lucas Esteves e os atacante Guilherme e Silvio Romero não estão à disposição para o dérbi contra o Ceará. Além disso, o camisa 32, Pedro Rocha, segue ausente devido à grave lesão em seu joelho.

fortaleza-campeao-nordeste
Leão terá que vencer o Ceará se quiser chegar à grande final da Copa do Nordeste 2023. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após anunciar a contratação do goleiro Maurício Kozlinski, o Fortaleza segue analisando a atual janela de transferências em busca de oportunidades de mercado que possam acrescentar ainda mais qualidade ao grupo de jogadores sob o comando de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda. Nos últimos dias, o nome de Marinho foi vinculado ao Tricolor de Aço por diversos veículos de informação brasileiros, mas, ao que tudo indica o atacante não deve vestir a camisa vermelha, azul e branca em 2023.

De acordo com informações do jornalista Guilherme Silva, da Coluna do Fla, após ter recusado a proposta do Bahia, Marinho também não demonstrou interesse em vestir a camisa do Fortaleza em 2023. Segundo a apuração, o jogador está focado em recuperar espaço no Flamengo e deve seguir no clube carioca com o objetivo de garantir vaga na equipe titular de Vítor Pereira.

Em contrapartida, o jornalista cearense Mario Kempes entrou em contato com fontes internas do clube do Pici e revelou que o Fortaleza sequer concretizou o suposto interesse no atacante. Em baixa no Rubro-Negro desde que acertou sua transferência, Marinho não conseguiu se firmar como titular e vem acumulando cada vez menos minutos na atual temporada. O jogador de 32 anos entrou em campo 43 vezes com a camisa do Flamengo desde a sua chegada, marcou seis gols e distribuiu seis assistências.

Marinho não deve vestir a camisa do Leão em 2023. Foto: Gilvan de Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Caio Alexandre chegou ao Fortaleza na janela de transferências do meio de temporada, ainda em 2022, e foi fundamental para a recuperação histórica do clube no returno da Série A do Campeonato Brasileiro, que acabou garantindo a oitava colocação no torneio. Agora, prestes a entrar em campo pelo Clássico-Rei válido pela semifinal da Copa do Nordeste, o volante revelou suas expectativas sobre a sequência de confrontos contra o arquirrival, Ceará.

“Vamos para uma semana decisiva para o nosso ano. Semifinal de Copa do Nordeste e final do Cearense, temos que entrar com muito foco e ligados. Sabemos que são competições diferentes e cenários diferentes, mas temos que entregar o nosso melhor para sairmos classificados e com o título, mas com muita humildade e pé no chão”, afirmou o camisa 8 do Fortaleza.

Desde que retornou ao futebol brasileiro em 2022, após passagem pela MLS, o volante tem sido um dos principais destaques do Fortaleza. O volante não precisou de muito tempo de adaptação para se tornar um dos homens de confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda e, naturalmente, assumir a titularidade no meio de campo do Leão. Na atual temporada, o volante segue acumulando bons números e atuações pelo clube do Pici.

“Sem dúvidas é o melhor momento da minha carreira. Desde que cheguei no ano passado tenho vivido grandes momentos no Fortaleza, fruto de muito trabalho e da ajuda de todos. Conseguimos uma arrancada boa no ano passado e comecei bem o ano também. Vamos seguir assim, pensamento tem que ser com humildade e pé no chão. Não vamos parar por aqui e vou seguir dando o meu melhor para ajudar o Fortaleza”, declarou Caio Alexandre.

fortaleza-caio-alexandre
Caio Alexandre é um dos principais destaques do Leão na atual temporada. Foto: Felipe Cruz.