No aguardo do veredito da CONMEBOL sobre utilização na Sul-Americana, Fortaleza reforça cuidados no gramado do Castelão

Foto: Camila Lima/Agência Diário.

O gramado da Arena Castelão segue recebendo duras críticas de jogadores, técnicos e até mesmo da CONMEBOL. “Casa” do Fortaleza em seus 104 anos de história, o principal estádio do futebol cearense segue indefinido como o palco da decisão entre Leão e América-MG, válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana 2023, após a Confederação ter reprovado suas condições para receber a partida.

 Para os compromissos do Fortaleza na temporada, a diretoria do clube vem promovendo os serviços de Ednaldo de Almeida, Chefe de Jardinagem do Leão e o principal responsável pelo controle de qualidade do gramado do Pici. Com o objetivo de preservar a Arena Castelão, o profissional passou a contribuir na manutenção de um dos principais estádios do Brasil.

Recentemente, a CONMEBOL reprovou as condições do gramado da Arena Castelão e por conta disso ainda não confirmou o estádio como um dos palcos da decisão das quartas de final da Copa Sul-Americana 2023. Uma nova vistoria foi realizada por meio de representantes da entidade nos últimos dias e, à princípio, as impressões foram positivas. O Fortaleza segue aguardando o veredito oficial da Confederação, que deve ser comunicado em breve.

“Depois que eles (responsáveis pelo gerenciamento do Castelão) liberaram o Ednaldo para tomar conta para nós, o cara que cuida do nosso (gramado no Pici), tem melhorado cada vez mais”, revelou o atacante Thiago Galhardo em entrevista exclusiva concedida ao Boleiragem.

Além do Fortaleza, a atual edição da “Sula” ainda conta com a presença de América-MG, Botafogo e São Paulo como os representantes brasileiros no mata-mata. Em sua segunda experiência no torneio internacional, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni e busca seguir avançando rumo à final da segunda maior competição da CONMEBOL.

fortaleza-castelao
Gramado da Arena Castelão segue sendo alvo de duras críticas em 2023. Foto: Sejuv.

FORTALEZA SEGUE AGUARDANDO DECISÃO OFICIAL DA CONMEBOL

O Fortaleza entrou em campo contra o Libertad-PAR pela grande decisão das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023 e, diante dos olhares de pouco mais de 50 mil torcedores na Arena Castelão, o Tricolor de Aço empatou em 1 a 1 com o clube paraguaio e conquistou a classificação para a próxima fase após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0. No entanto, o próximo compromisso do Leão pela competição internacional ainda tem uma grande incógnita a ser definida.

O regulamento da Sul-Americana exige que a capacidade mínima dos estádios que irão receber as partidas do mata-mata da competição comporte 20 mil torcedores. Diante disso, caso o Castelão venha a ser vetado pela CONMEBOL por conta das condições de seu gramado, o estádio Presidente Vargas será a única alternativa possível para receber o confronto entre Fortaleza e Coelho.

fortaleza-sul-americana
A atual edição da Copa Sul-Americana contempla a segunda participação da história do Leão no torneio. Foto: Mateus Lotif.