Sou Fortaleza

Governo confirma e Fortaleza tem local do primeiro Clássico-Rei de 2023 oficializado

fortaleza-ceara
Foto: Kely Pereira/Gazeta Press

Nos últimos dias, circularam rumores de que as obras da Arena Castelão, “casa” do Fortaleza, seriam finalizadas à tempo do estádio poder servir como palco do primeiro Clássico-Rei da temporada. No entanto, O Governo estadual, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), decretou que o Castelão será liberado apenas no início de março deste ano.

O tão aguardado Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará pelo Campeonato Cearense, marcado para a próxima terça-feira, 7, será oficialmente realizado no estádio Presidente Vargas. Tudo indica que a reabertura do Castelão será agendada para o confronto de volta do Leão pela Copa Libertadores, diante do Deportivo Maldonado-URU, no dia 2 de março.

“O Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), informa que a liberação da Arena Castelão para partidas oficiais está mantida para o início de março de 2023. Os trabalhos de reforma do gramado seguem cronograma previsto”, declarou de forma oficial o SOP nem suas redes sociais.

Na história recente da maior competição de clubes do futebol profissional cearense, os títulos mais celebrados são aqueles que evitaram outras conquistas de pentacampeonatos ou tetras. Nas últimas décadas, nenhuma das torcidas do estado chegou a comemorar algo como um pentacampeonato. O Campeonato Cearense de 2023, vulgo “Manjadinho“, promete ser uma das edições mais disputadas da história.

Gramado da Arena Castelão nesta segunda-feira, 30. Foto: Arena Castelão News.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a rescisão contratual de Christian Bernardi, o Fortaleza foi obrigado a analisar, mais uma vez, o mercado de transferências com o objetivo de contratar um novo “camisa 10” para o elenco de jogadores integrados ao planejamento de Juan Pablo Vojvoda para a nova temporada. Diante disso, o Leão demonstrou interesse na contratação do meia Calebe, do Atlético-MG.

De acordo com informações do Diário do Nordeste, o jogador de 22 anos é um pedido de Vojvoda. Calebe é bem avaliado pelo treinador argentino, que enxerga o meio-campista como uma aquisição ideal para o seu modelo de jogo. No entanto, o Atlético-MG não tem interesse em ceder o atleta por meio de empréstimo, o que significa que o Tricolor do Pici teria que efetuar a compra do jovem “camisa 10” de forma definitiva.

Segundo apuração do Globo Esporte CE, o Fortaleza já chegou entrar em contato com a diretoria do Galo para compreender as condições de um possível acordo. O gigante do futebol brasileiro acredita que uma transferência para o Leão pode valorizar o jovem meia no mercado nacional e internacional. Calebe possui contrato válido com o clube mineiro até o final de 2024.

Calebe, do Atlético-MG, está na mira do Leão para 2023. Foto: Pedro Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza conquistou sua quinta vitória consecutiva na atual temporada de forma dramática. Somente nos acréscimos do segundo tempo, o meia Pochettino garantiu mais três pontos para a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda na caminhada rumo ao título do Campeonato Cearense 2023. O treinador argentino analisou a partida e destacou melhorias que o grupo de jogadores ainda precisa desenvolver.

“Insistir, continuar, acreditar. São fatores que são importantes dentro do futebol. Nós ganhamos partidas assim também no Brasileirão, nos últimos minutos. Mas temos que melhorar. Corrigir os erros e continuar com a cabeça na frente”, declarou o técnico do Fortaleza, que mantém 100% de aproveitamento na temporada.

Vojvoda pontuou novamente a questão da taxa de conversão em gols neste início de ano. Mais uma vez, o Fortaleza apresentou maior volume de jogo e construiu inúmeras oportunidades claras de perigo ao gol do adversário, mas não conseguiu balançar as redes devido ao rendimento ruim dos jogadores do Leão no momento das finalizações.

“No primeiro tempo fizemos muitas situações de gol, mas está faltando o mais importante, que é fazer o gol. Mas tenho que confiar nos jogadores, que têm qualidade para melhorar essa situação. O time gera jogadas de gol. Agora o nosso foco tem que estar nas finalizações. São partidas que o adversário está muito fechado, mas temos qualidade para superar estas dificuldades”, finalizou Vojvoda, o quinto técnico com mais jogos na história do Tricolor de Aço.

Vojvoda é um dos maiores técnicos da história do Leão. Foto: Thiago Gadelha / SVM