Sou Fortaleza
fortaleza-libertadores
Foto: Mateus Lotif/FEC.

Levantamento “crava” chances de classificação do Fortaleza para Libertadores 2024; veja números

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda fez história e levou o clube a duas classificações consecutivas para a Copa Libertadores da América, feito inédito em todos os 104 anos de existência do Gigante do Pici. Na atual temporada, o Leão se mantém vivo na disputa pelas primeiras posições da Série A e ainda sonha com a vaga na próxima edição da maior competição de futebol do continente.

De acordo com o mais recente levantamento realizado pelo Globo Esporte, as chances do Fortaleza conquistar mais uma classificação para a Libertadores via G6 da Série A giram em torno de 35%, enquanto a vaga por meio do G4 é de apenas 13,8%. O Leão de Juan Pablo Vojvoda precisa manter o futebol de alto nível técnico se quiser concretizar sua terceira participação consecutiva na principal competição da América do Sul.

Em 2023, o objetivo máximo do Fortaleza é mais uma classificação para a Libertadores de 2024, apesar do foco estar na permanência do clube na Série A. Para tanto, o Tricolor de Aço terá que encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro entre as seis primeiras posições. Atualmente, a equipe comandada por Vojvoda ocupa o nono lugar, com 39 pontos somados, mas está a apenas cinco do Palmeiras, o quarto colocado da elite do futebol nacional.

Além das vagas disponíveis aos clubes brasileiros pelo Campeonato Brasileiro, o Fortaleza também tem em mãos a possibilidade de se classificar para a próxima edição da Libertadores por meio da Copa Sul-Americana. Nas semifinais da competição internacional, caso o Gigante do Pici conquiste o tão sonhado título da “Sula“, garantirá vaga automática na fase de grupos do principal torneio da CONMEBOL.

fortaleza-comemora
Leão também pode se classificar para a Libertadores se conquistar o título da Copa Sul-Americana 2023. Foto: Mateus Lotif.

PRÓXIMO COMPROMISSO DO FORTALEZA NA TEMPORADA

Fortaleza e Corinthians travaram o primeiro duelo do confronto de 180 minutos válido pelas semifinais da Copa Sul-Americana na noite da última terça-feira, 26. O Leão de Juan Pablo Vojvoda não se intimidou diante da Fiel na Neo Química Arena e empatou com o clube paulista por 1 a 1, deixando a decisão em aberto para os 90 minutos decisivos que serão disputados na Arena Castelão.

Após as eliminações de Botafogo e São Paulo nas quartas de final, Fortaleza e Corinthians se tornaram os últimos representantes do futebol brasileiro no mata-mata da Copa Sul-Americana. Primeiro clube nordestino a disputar uma semifinal de competição internacional da história, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e busca seguir avançando em busca da tão sonhada decisão da “Sula“.

fortaleza-sul-americana
Leão está prestes a encarar um dos maiores desafios de seus 104 anos de história. Foto: Mateus Lotif.