Sou Fortaleza

Fortaleza de olho! Ceará propõe mudança na arbitragem para semifinal do Nordestão e recebe veredito da CBF

clássico-rei-fortaleza
Foto: Pedro Chaves.

Depois de golear o Ferroviário por 4 a 0 e se confirmar como o primeiro classificado para as semifinais da Copa do Nordeste 2023, o Fortaleza irá entrar em campo contra o seu arquirrival, Ceará, em mais um Clássico-Rei na temporada, desta vez, decisivo. A equipe que vencer irá garantir vaga na grande final da competição regional. Para o dérbi cearense, o Alvinegro solicitou à Confederação Brasileira de Futebol, CBF, que alterasse o árbitro escalado para a decisão e, nesta terça-feira, 28, recebeu uma resposta oficial.

Diante do confronto decisivo contra o Fortaleza pelo Nordestão, o Ceará requisitou a substituição do árbitro Marcelo de Lima Henrique, mas teve sua solicitação negada pela CBF. A alegação é de que o dono do apito da semifinal teria um histórico de decisões equivocadas contra o rival, além de ser cearense, enquanto o contra-argumento da Confederação é de que o juiz em questão comandou a arbitragem na partida de estreia do Alvinegro no Campeonato Cearense e não houve qualquer objeção.

Fortaleza e Ceará irão protagonizar o Clássico-Rei que define o finalista na maior competição regional de clubes de futebol do Brasil. Os dois maiores times do estado têm seu confronto marcado para a próxima quarta-feira, 29, às 21h30 (horário de Brasília), com mando de campo do Tricolor de Aço na Arena Castelão. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Leão tem o objetivo de seguir avançando em busca de mais um título da Copa do Nordeste.

CONFIRA A ARBITRAGEM PARA FORTALEZA X CEARÁ PELA SEMIFINAL DO NORDESTÃO 2023

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistente 1
: Renan Aguiar (CE)
Assistente 2: Anderson Rodrigues (CE)
Quarto árbitro: Luciano Miranda (CE)

VAR: Adriano de Barros (CE)

fortaleza-ceara
Leão e Alvinegro irão disputar a semifinal da Copa do Nordeste 2023. Foto: Kely Pereira/Gazeta Press.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue movimentando a atual janela de transferências no Brasil com o objetivo de qualificar ainda mais o elenco à disposição de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda em 2023. Desde o final da temporada passada, especula-se que o Tricolor do Pici contrate um novo zagueiro para reforçar seu setor defensivo, no entanto, o clube parece ter apostado em uma alternativa diferente: “repatriar” Alix Vinicius, jogador emprestado ao Volta Redonda, do Rio de Janeiro.

O Fortaleza acertou o retorno do zagueiro de 23 anos após uma breve e proveitosa passagem pelo futebol carioca. A pedido da comissão técnica de Vojvoda, o Leão acionou a cláusula de liberação imediata inserida no contrato de Alix. De acordo com informações do jornalista Lucas Ochoa, do “Portal 1918”, o Botafogo havia demonstrado interesse em sua contratação, mas o defensor deve ser aproveitado pelo clube do Pici em 2023. Além disso, o Vitória também vinha monitorando a situação.

Na atual temporada, Alix Vinicius entrou em campo pelo Volta Redonda em 15 oportunidades, todas como titular absoluto, e se tornou um dos principais destaques da equipe no Campeonato Carioca. O zagueiro apresentou um futebol seguro e consistente, o que chamou a atenção de outros times brasileiros que enxergaram potencial para desenvolvimento no jogador. No Fortaleza, irá disputar posição com Habraão e Ceballos.

fortaleza-botafogo
Alix Vinicius retornou ao Leão após ter se destacado pelo Volta Redonda. Foto: Raphael Torres/VRFC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após ter sido superado pelo Cerro Porteño-PAR e se despedido da Copa Libertadores da América nas etapas preliminares, o Fortaleza passou a integrar as equipes que irão disputar a Copa Sul-Americana 2023. A cerimônia de sorteio da competição foi realizada na última segunda-feira, 27, e definiu os adversários do Leão na primeira fase do torneio continental. O presidente do clube, Marcelo Paz, comentou sobre os objetivos do Tricolor de Aço na segunda maior competição da CONMEBOL.

“Acho que é um grupo bom. Um grupo que nos permite sonhar em buscar uma classificação em primeiro, que é o objetivo maior, ou em segundo, para ir para um playoff com um clube vindo da Libertadores”, afirmou o mandatário do Fortaleza.

O Fortaleza foi sorteado no Grupo H junto de San Lorenzo, da Argentina, Estudiantes de Mérida, da Bolívia, e Palestino, do Chile. Em breve, a CONMEBOL deve promover a tabela detalhada da Copa Sul-Americana com todas as informações referentes à primeira etapa da competição. Por meio de entrevista concedida ao Jornal O POVO, o presidente do Leão analisou os oponentes do clube na fase de grupos.

“O Palestino também é uma equipe que já disputa algumas competições, estão mandando seus jogos em uma cidade à 80 quilômetros de Santiago. E o Estudiantes de Mérida, da Venezuela, de uma cidade de montanhas, logística mais complicada. Acho que temos condições de pontuar bem nesse grupo e tentar brigar pelo primeiro lugar com o San Lorenzo, mas sabendo que os duelos com o Palestino são importantíssimos”, decretou Marcelo Paz.

fortaleza-sul-americana
Leão já sabe quem serão seus adversários em sua segunda campanha da história na Copa Sul-Americana. Foto: Marcelo Endelli