Sou Fortaleza

#EuTôNaDefesa: Fortaleza e Governo do Estado realizam ação de combate à violência contra a mulher no Clássico-Rei

Foto: Reprodução

Neste domingo, 5, foi dado o início da campanha idealizada pelo Governo do Estado em parceria com o Fortaleza, para o combate da violência contra a mulher. O palco inicial escolhido para a ação, foi o Clássico-Rei. O motivo da escolha se encaixa na campanha, que leva o nome de #EuTôNaDefesa, visando abordar ambientes majoritariamente e historicamente masculinos, e alertar sobre as medidas que devem ser tomadas em casos de violência contra a mulher.

A campanha é coordenada pela Secretaria das Mulheres, e conta com a parceria tanto do Fortaleza, quanto do Ceará. Comandada pela vice-governadora Jade Romero, a mobilização foi dividida em etapas e aconteceu durante todo o Clássico-Rei. Com o aumento de crimes contra a mulher atualmente, a campanha se torna uma forte aliada do futebol, esporte carrega um peso importante e mobiliza muitos.

Antes mesmo da partida, as escalações de ambas as equipes foram liberadas nas redes sociais, com a hashtag #EuTôNaDefesa, chamada própria da campanha. Além disso, os capitães dos times entraram com o número 180, que recebe denúncias e uma braçadeira lilás com o mesmo número estampado. Na volta das equipes para o gramado, no 2° tempo, uma faixa com a frase “Vamos jogar juntos na defesa. Diga não à violência contra a mulher

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Ainda em 2022, o Fortaleza havia intensificado os trabalhos na atual janela de transferências para contar com o futebol do até então “camisa 10” do Atlético-GO, Wellington Rato. Após semanas de negociações, a situação acabou se tornando mais uma das novelas do futebol brasileiro, pois o jogador estava indeciso quanto à sua transferência para o Leão ou São Paulo. Diante disso, mesmo após ter formalizado proposta, o Tricolor do Pici anunciou que estava interrompendo as tratativas.

O ex-alvo do Fortaleza no mercado da bola, foi, portanto, anunciado no São Paulo de Rogério Ceni, conforme seu desejo desde o início, e vem se destacando neste início de temporada. No entanto, por meio de entrevista concedida à Rádio Bandeirantes de Goiânia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, revelou que o clube paulista ainda não efetuou o pagamento pelo meia e não descartou “buscar outras alternativas” para resolver a situação.

O Leão do Pici ofereceu R$ 5 milhões à vista ao Dragão e propôs contrato de três anos a Wellington Rato. Em outra entrevista concedida anteriormente à BandNews Goiânia, o presidente do Rubro-Negro Goiano confirmou que a melhor proposta recebida foi apresentada pelo Fortaleza. O valor final da transferência do meio-campista foi de R$ 5 milhões parcelados. A decisão de se transferir para o clube paulista foi tomada pelo próprio atleta.

Ainda não há detalhes do que Adson Batista quis dizer com “outras alternativas”, mas é possível que o Atlético-GO procure meios jurídicos para resolver a questão que acabou gerando polêmica entre os torcedores nas redes sociais. Apesar de ídolo, a relação de Rogério Ceni com a diretoria do São Paulo está bastante desgastada, principalmente pelo alto padrão exigido pelo treinador diante das dívidas acumuladas do gigante do futebol brasileiro.

Rato é um dos principais destaques do São Paulo em 2023. Foto: Rubens Chiri.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Em uma das melhores exibições do Fortaleza desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda chegou ao Pici, o clube entrou em campo na Arena Castelão na noite da última quinta-feira, 2, e dominou o seu adversário, aplicando 4 a 0 no Deportivo Maldonado. Com a vitória, o Leão garantiu sua classificação para a terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América, no que promete ser um desafio ainda maior diante do Cerro Porteño, tradicional equipe do futebol paraguaio.

Em uma Arena Castelão lotada com mais de 50 mil torcedores, o Fortaleza jogou com intensidade e determinação em busca da vitória. Com gols de Thiago Galhardo, Guilherme e “El GatoLucero, duas vezes, o Leão fez história no futebol nordestino. O 4 a 0 sobre o Deportivo Maldonado se tornou a segunda maior goleada de um clube nordestino na história da Libertadores. Apenas o placar de 5 a 0 aplicado pelo Sport no Allianza Lima, em 1988, supera o último triunfo do Tricolor de Aço.

O feito histórico expõe ao resto do Brasil a consolidação do Fortaleza como uma das principais forças do futebol nacional atualmente. Depois de deixar a Série C, conquistar o título da segunda divisão e retornar à elite do Campeonato Brasileiro, em 2019, o Tricolor do Pici segue mantendo um padrão de excelência que, inclusive, garantiu sua classificação, pelo segundo ano consecutivo, à maior competição de clubes da América do Sul.

Mesmo debaixo de chuva, Leão dominou completamente seu adversário. Foto: Mateus Lotif.