Sou Fortaleza

Fortaleza conhece primeiro adversário do Brasileirão 2023; veja detalhes

Volante do Fortaleza
Foto: Felipe Cruz

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a tabela básica referente ao Campeonato Brasileiro 2023. O Fortaleza, o único time cearense na atual edição da Série A, conheceu a ordem de seus adversários nas 38 rodadas do Brasileirão na última terça-feira, 14. Em sua estreia na elite do futebol nacional da atual temporada, o Leão irá receber a equipe do Internacional na Arena Castelão.

Diante das indecisões do calendário do futebol nacional, em constante mudança durante a temporada, a primeira partida do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro 2023 pode ser realizada em três datas: 15, 16 ou 17 de abril. A definição deve ocorrer em março e depende do quão longe o Tricolor de Aço irá avançar na Copa Libertadores da América, por exemplo.

A última rodada do Brasileirão 2023 está prevista para o dia 3 de dezembro e o Fortaleza irá encerrar sua participação na Série A contra o Santos, fora de casa, na Vila Belmiro, pelo segundo ano consecutivo. Como principal novidade, a nova edição do Campeonato Brasileiro contará com paralisações em todos os períodos de Data FIFA, uma reivindicação antiga dos clubes.

CONFIRA AS DEZ PRIMEIRAS PARTIDAS DO FORTALEZA NO BRASILEIRÃO 2023

1ª rodada – Fortaleza x Internacional

2ª rodada – Coritiba x Fortaleza

3ª rodada – Fortaleza x Fluminense

4ª rodada – Corinthians x Fortaleza

5ª rodada – Fortaleza x São Paulo

6ª rodada – Grêmio x Fortaleza

7ª rodada – América-MG x Fortaleza

8ª rodada – Fortaleza x Vasco da Gama

9ª rodada – Fortaleza x Bahia

10ª rodada – Botafogo x Fortaleza

Fortaleza irá receber o Internacional na Arena Castelão pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Foto: Kid Júnior.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Tricolor segue movimentando o mercado da bola em busca da qualificação máxima do grupo de jogadores à disposição de Juan Pablo Vojvoda para a disputa do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Para isso, o Leão deve encaminhar o futuro de atletas que não fazem parte do planejamento do clube em 2023, como era o caso do volante Matheus Jussa. O volante de 26 anos foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro no final da tarde desta quarta-feira, 15.

O Fortaleza também comunicou de forma oficial, por meio de suas redes sociais, o empréstimo do volante Matheus Jussa ao Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno até o final da atual temporada. O meio-campista ainda possui contrato válido com o Leão até dezembro de 2024, ou seja, caso a Raposa não se interesse pela sua transferência em definitivo, o jogador deve retornar ao Pici.

Matheus Jussa chegou ao Pici em 2021 e, após bom desempenho, foi adquirido de forma definitiva, assinando contrato com o Leão até 2024. Apesar do início promissor, o jogador perdeu espaço na equipe titular e acabou cedido por empréstimo ao Qatar SC por cerca de R$ 258 mil na cotação da época. Quando seu contrato com o clube do exterior se encerrou em dezembro e o atleta retornou à capital cearense, ele não se reapresentou junto ao restante do elenco.

Jussa foi oficialmente anunciado pelo Cruzeiro. Imagem: ASCOM Cruzeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após duas derrotas consecutivas, o Tricolor voltou a vencer em 2023 ao aplicar 3 a 0 no Bahia em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Entretanto, nem todos os aspectos da vitória foram positivos. A assessoria do clube do Pici informou na tarde desta quarta-feira, 15, que o atacante Pedro Rocha sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante o jogo e deve ser desfalcar o Leão em seus próximos compromissos da atual temporada.

Ainda de acordo com a assessoria do Leão, o camisa 32 sentiu o joelho na reta final da partida contra o Esquadrão. Pedro Rocha deve realizar exames médicos o mais breve possível para uma avaliação completa, mas segue em observação do Departamento Médico do clube. No desembarque do plantel do Tricolor do Pici, na tarde desta quarta-feira, 15, o ponta-esquerda chegou à capital cearense em uma cadeira de rodas. A situação preocupa a comissão técnica.

Ainda não há novos detalhes sobre a gravidade da contusão sofrida pelo atacante do Leão. No entanto, ao que tudo indica, o jogador deve ficar indisponível para a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda por um tempo considerável, principalmente se for constada algum tipo de rompimento nos ligamentos de seu joelho. Nesse caso, Pedro Rocha teria que ser submetido a um procedimento cirúrgico e ficaria afastado dos gramados por meses.

Pedro Rocha irá se juntar a Lucas Crispim no Departamento Médico do Leão. Foto: Leonardo Moreira.