Após as cenas lamentáveis que ocorreram entre a própria torcida do Fortaleza durante a disputa do primeiro jogo das semifinais da Copa Sul-Americana, nas arquibancadas da Neo Química Arena, um novo episódio de violência entre organizada foi registrado no Pici, sede oficial do clube. Diante de mais uma situação polêmica, a diretoria do Tricolor de Aço veio a público comunicar uma das medidas mais drásticas já adotadas pelo Leão em seus 104 anos de história.
Neste sábado, 30, o Fortaleza anunciou o rompimento de toda e qualquer relação com a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e Jovem Garra Tricolor (JGT), as duas maiores organizadas do Gigante do Pici. Após o tumulto causado pelas entidades durante a partida contra o Corinthians, pela Sul-Americana, novas cenas de violência ocorreram na sede do clube após reunião entre membros da JGT e diretoria. A situação se tornou insustentável ao ponto da gestão atual do Tricolor não ter outra alternativa senão afastar a imagem do Leão de duas de suas principais asssociações de torcedores. A decisão foi coletiva e unânime entre a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.
Além do rompimento de relações ter efeito imediato, o Fortaleza comunicou a suspensão da venda de ingressos nas sedes da TUF e JGT, além do licenciamento de produtos e quaisquer apoios logísticos ou estruturais às agremiações. O Leão não somente não reconhece mais a existência institucional das organizadas como também entrará com medidas judiciais contra a utilização da marca do clube pelas torcidas. Os membros envolvidos nos tumultos serão expulsos do Quadro de Sócios e não poderão mais comparecer aos jogos.

MP-CE SUSPENDE ORGANIZADAS DO FORTALEZA POR DOIS JOGOS
O Fortaleza empatou com o Corinthians em 1 a 1 na última terça-feira, 26, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa Sul-Americana 2023. Apesar do futebol de alto nível apresentado pela equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda dentro das quatro linhas, o duelo acabou marcado por cenas lamentáveis protagonizadas por membros de organizadas do clube que estiveram presentes nas arquibancadas da Neo Química Arena.
Após a polêmica, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) comunicou a suspensão da Jovem Garra Tricolor (JGT) e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) por duas partidas do clube devido ao tumulto causado pelas organizadas na partida de ida válida pela penúltima fase da Sul-Americana, em São Paulo.
As torcidas estão proibidas de levarem faixas, bandeiras, mastros e instrumentos musicais ou qualquer outro tipo de objeto que caracterize as organizadas para a Arena Castelão nos jogos contra Grêmio e Corinthians. A suspensão tem o objetivo de punir os atos inconsequentes de “torcedores” que comparecem aos estádios para gerar conflitos nas partidas do Fortaleza.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.