Sou Fortaleza
fortaleza-sub-20
Foto: João Moura.

Categorias de base do Fortaleza passam por momento DELICADO em 2023

Em reta decisiva de Campeonato Brasileiro, o Fortaleza vive um dos momentos mais delicados de toda a sua temporada. Para além de ter desperdiçado qualquer chance de classificação para a Libertadores em 2024, o Leão corre o risco de não garantir a sua vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana e, na pior das hipóteses, pode acabar sendo rebaixado para a Série B caso não retome o caminho das vitórias na elite do futebol nacional.

Além da má fase do time principal do Fortaleza no Brasileirão, o Tricolor do Pici também passa por uma situação delicada em suas Categorias de Base na atual temporada. Com exceção do Sub-13, o Leãozinho não conquistou títulos importantes com nenhuma de suas equipes de jovens atletas e segue em busca da “virada de chave” antes do início da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024.

A falta de sucesso das diferentes categorias do Leãozinho é refletida diretamente na escassez do Fortaleza em sua proposta de revelar talentos para o futebol nacional e internacional. De acordo com levantamento realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), o Tricolor de Aço é o time que menos ofereceu oportunidades aos seus jovens talentos na atual edição da Série A. Nenhum jogador das Categorias de Base do Gigante do Pici chegou a receber oportunidades do técnico Juan Pablo Vojvoda na Primeira Divisão.

Apenas os meio-campistas Kauan, Hércules e Amorim vem recebendo oportunidades com o treinador argentino do Fortaleza. Os dois primeiros, no entanto, foram lançados ao futebol profissional por Goiás e Atlético-CE, respectivamente, enquanto o último até estreou profissionalmente com a camisa vermelha, azul e branca, mas não entrou em campo pelo Campeonato Brasileiro.

fortaleza-sub-20
Leãozinho não vive a sua melhor fase após a campanha histórica na última edição da Copinha. Foto: João Moura.

FORTALEZA CONHECE ADVERSÁRIOS DA PRIMEIRA FASE DA COPINHA 2024

É inquestionável que o Fortaleza está vivendo uma das eras mais vitoriosas de todos os seus 105 anos de história. Algo que era impensável em temporadas anteriores, quando o maior objetivo alcançável para o clube do Pici era o acesso para a Série B, tornou-se realidade e, em 2023, o Tricolor disputou a Libertadores pela segunda vez consecutiva, além do inédito vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Para além do sucesso do time profissional, o desenvolvimento das Categorias de Base também passou a ser priorizado pela diretoria.

A maior competição de Categorias de Base do futebol brasileiro está cada vez mais próxima de se iniciar. Na última quarta-feira, 22, a Copa São Paulo de Futebol Júnior apresentou todos os grupos oficiais de sua primeira fase e o Sub-20 do Fortaleza pôde conhecer seus adversários rumo à mais uma classificação para o mata-mata da Copinha de 2024.

Em 2024, o Leãozinho do técnico Léo Porto irá entrar em campo pelo Grupo 11 da 54ª edição da Copinha, ao lado de Vocem-SP, CRB-AL e Castanhal-PA. Ao total, são 32 grupos e 128 equipes participantes na competição que se iniciará no dia 2 de janeiro e termina no dia 25 do mesmo mês – aniversário da cidade de São Paulo.

Taça de campeão da última edição da Copinha. Foto: FPF.