O Fortaleza e os clubes que compõem a Liga Forte Futebol (LFF) assinaram em fevereiro um acordo de investimentos com a gestora brasileira Life Capital Partners e a norte-americana Serengeti Asset Management. A missão é dar continuidade ao projeto que visa a criação de um novo modelo para o Campeonato Brasileiro para os próximos 50 anos. Agora, ao que tudo indica, o Tricolor de Aço deve receber os primeiros frutos de mais uma parceria da gestão do Presidente Marcelo Paz.
Nesta sexta-feira, 30, o Fortaleza assinou o contrato da venda de 20% dos direitos de transmissão e comerciais para as investidoras. A reunião foi realizada em São Paulo com os presidentes de cada um dos clubes participantes. Todos os detalhes referentes ao acordo foram revisados e as assinaturas foram encaminhadas, gerando o montante milionário ao Leão.
O Fortaleza irá receber uma quantia de R$ 24 milhões pelo contrato assinado com a investidora Serengeti Asset Management, após a oficialização do acordo firmado com 24 dos 26 clubes que integram a Liga Forte Futebol. 50% da quantia será recebida em 2023, 25% em 2024 e os 25% restantes em 2025 e a receita para os clubes da LFF é distribuída em 80% para os participantes e 20% para os empresas.
A LFF busca uma distribuição mais equilibrada das receitas recebidas pelos clubes do Brasil. O principal objetivo da iniciativa é o desenvolvimento de um Campeonato Brasileiro mais justo e competitivo, tendo como referência a Premier League, da Inglaterra, onde a diferença de ganhos entre as equipes de maior e menor relevância é consideravelmente pequena. Até o momento, a Liga é formada por 26 equipes, nove da Série A e 17 da Série B.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Cada vez mais próximo da reabertura da janela de transferências de julho, o Fortaleza já encaminhou as duas primeiras contratações que irão reforçar o elenco tricolor na disputa da Copa Sul-Americana e Série A do Brasileirão: o atacante Marinho e do lateral-esquerdo Gonzalo Escobar. O mercado, no entanto, também pode ocasionar saídas inesperadas, a exemplo do zagueiro Brayan Ceballos, que atraiu o interesse do América de Cáli-COL e pode deixar o Pici ainda em 2023.
De acordo com informações do jornalista colombiano Pipe Sierra, o zagueiro de 22 anos tem negociações avançadas com o tradicional clube da Colômbia e, ao que tudo indica, Ceballos está próximo de um acerto por um contrato de empréstimo válido por uma temporada com opção de compra fixada. O defensor do Fortaleza, portanto, se tornaria mais um reforço para a equipe comandada pelo técnico costa-riquenho Alexandre Guimarães.
Com cada vez menos oportunidades na equipe titular de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, Ceballos não deve ter sua saída dificultada pelo Fortaleza, já que o defensor colombiano não conseguiu apresentar um futebol consistentes com a camisa vermelha, azul e branca. Caso a transferência do zagueiro seja confirmada, a expectativa é que o Bernardo Schappo, contratado pelo Leão no início da atual temporada, receba minutos em campo, já que sequer estreou pelo clube do Pici.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Depois de encaminhar as contratações de Marinho e Gonzalo Escobar, o Fortaleza segue analisando o mercado de transferências em busca de oportunidades para agregar ainda mais qualidade ao grupo de jogadores que irá disputar a Série A do Brasileirão e o mata-mata da Copa Sul-Americana. Nesse sentido, o Leão parece ter encaminhado a contratação de um novo meio-campista para julho: trata-se de Kervin Andrade, joia do Deportivo La Guaira-VEN.
O Fortaleza está prestes a entrar em campo contra a equipe do Flamengo, no Maracanã, em partida válida pela 13ª rodada da Série A. Após conquistar uma classificação histórica para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda deve utilizar força máxima para superar o Rubro-Negro diante de sua torcida no Rio de Janeiro e se consolidar de vez na parte de cima da tabela de classificação da principal competição do futebol brasileiro.
Em toda a história, Fortaleza e Flamengo se enfrentaram em 20 partidas oficiais. O clube carioca é o maior vencedor do confronto com dez vitórias conquistadas, mas o Leão não está distante. O Tricolor de Aço venceu o Mengão em sete oportunidades e um novo triunfo aproximaria ainda mais o Gigante do Pici de seu próximo adversário da Série A no retrospecto geral. Os dois tradicionais times do futebol brasileiro também protagonizaram três empates.
A diretoria do Fortaleza optou por não retornar à capital cearense após a vitória sobre o Palestino, no Chile, pela Copa Sul-Americana 2023. Na logística traçada, a delegação do Tricolor de Aço viajou de ônibus para a cidade de Santiago e, em seguida, embarcou em voo fretado para o Rio de Janeiro. O Leão utilizou o CT do Fluminense para realizar as sessões de treinamentos preparatórias para o duelo contra o Flamengo.
Fortaleza e Flamengo prometem protagonizar uma partida de alto nível no confronto direto pelo G-4 do Brasileirão. Sem novas lesões constatadas no elenco de jogadores que viajou para o Chile, a tendência é que os mesmo atletas sejam relacionados para a partida no Maracanã. O jogo será realizado no próximo sábado, 1, às 18h30 (horário de Brasília), e a equipe tricolor entrará em campo com o objetivo de conquistar mais uma vitória em sua busca pela tão cobiçada vaga na Libertadores 2024.
ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E CRUZEIRO
Fortaleza 3 x 2 Flamengo (Campeonato Brasileiro 2022)
Flamengo 1 x 2 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2022)
Fortaleza 0 x 3 Flamengo (Campeonato Brasileiro 2021)
Flamengo 2 x 1 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 2021)
Fortaleza 0 x 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro 2020)
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.