Próximo adversário do Fortaleza na Sul-Americana, América-MG tem retrospecto surpreendente como visitante em 2023

Foto: Mourão Panda.

O Fortaleza está prestes a entrar em campo em uma das partidas mais importantes de toda a sua história. Após vencer o América-MG por 3 a 1 nos primeiros 90 minutos da grande decisão das quartas de final da Copa Sul-Americana, a equipe tricolor encaminhou a sua classificação para as semifinais do torneio continental, mas ainda não há nada definido, mesmo que o Coelho de Fabián Bustos sofra com um retrospecto dos mais negativos como visitante em 2023.

Desde o início da atual temporada, o América-MG disputou 51 partidas por quatro competições diferentes. Destas, 25 foram como visitante, condição na qual o clube mineiro conquistou apenas seis vitórias. Para além disso, o Coelho é disparado o pior visitante da Série A do Campeonato Brasileiro, sem vencer nenhum de seus compromissos fora de casa até a 21ª rodada. O retrospecto é favorável ao Fortaleza em sua primeira participação nas quartas de final da “Sula“.

“Vamos enfrentar um Fortaleza embalado, forte e qualificado dentro de um estádio que, provavelmente, vai estar abarrotado de torcedores apoiando a equipe deles. Usando do empenho que usamos contra o São Paulo, acredito que possamos correr atrás desse resultado. Acreditar, temos uma oportunidade e vamos correr até que essa chance não exista mais. O foco é total no Fortaleza”, afirmou Matheus Cavichioli, uma das referências do clube mineiro, em entrevista pré-jogo realizada nos últimos dias.

fortaleza-america-mg
Marinho foi um dos principais destaques do Leão na vitória no Estádio Independência. Foto: Mateus Lotif.

FORTALEZA ENFRENTA AMÉRICA-MG PELAS QUARTAS DA SUL-AMERICANA

Além do Fortaleza, a atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL ainda conta com a presença de América-MG, Botafogo e São Paulo como os representantes brasileiros no mata-mata. Em sua segunda experiência no torneio internacional, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e busca seguir avançando em busca da tão sonhada final da Copa Sul-Americana.

Na Sul-Americana 2023, o Fortaleza é o time com maior número de vitórias entre todos os clubes que se mantém na disputa da competição continental. Até o momento, o Gigante do Pici entrou em campo em nove jogos e, destes, venceu sete, empatou um e sofreu apenas uma única derrota em sua campanha quando foi superado pela equipe do Estudiantes de Mérida-VEN. Além disso, a equipe comandada por “El JefeVojvoda ostenta 22 gols marcados e apenas sete sofridos.

A campanha do Coelho, por sua vez, é apenas a sua segunda em torneios da CONMEBOL durante 111 anos de existência. A atual participação do Coelho na Sul-Americana consiste em 12 partidas disputadas, com quatro triunfos, três empates e cinco derrotas. A “terceira força” do futebol de Minas Gerais superou o Colo-Colo-CHI e o Bragantino antes de encarar o Leão pelas quartas de final.

fortaleza-sul-americana
Leão está muito próximo de avançar para as semifinais da Copa Sul-Americana 2023. Foto: Mateus Lotif.