O Fortaleza entra em campo na noite desta quarta-feira, 26, às 19h30 (horário de Brasília), contra a equipe do Águia de Marabá, pela terceira fase da Copa do Brasil 2023. Fora de casa, no Mangueirão, o Tricolor de Aço irá visitar o clube paraense pelos 90 minutos decisivos que definem a classificação às oitavas de final da competição da CBF.
Após vencer o Coritiba pelo placar de 3 a 0, no Estádio Couto Pereira, e conquistar a sua primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza busca dar continuidade para seu bom momento na temporada. Contra o Águia de Marabá, no entanto, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda não deve entrar em campo com força máxima. Diante da vitória por 6 a 1 no duelo de ida, na Arena Castelão, o treinador argentino provavelmente irá utilizar um time alternativo, com o objetivo de oferecer mais minutos em campos para jogadores que não vêm recebendo muitas oportunidades.
O Águia de Marabá, por sua vez, não deve tratar a partida contra o Fortaleza como prioridade em sua temporada, principalmente por conta da larga vantagem do Tricolor do Pici. Na atual edição da Copa do Brasil, eliminou o Botafogo-PB e o Goiás, nos pênaltis, para chegar à terceira fase da competição. A equipe comandada pelo técnico Mathaus Sodré vem de derrota para o Paysandu na semifinal do Campeonato Paraense e, diante de sua torcida, busca, pelo menos empatar com o atual campeão cearense.
TRANSMISSÃO
O confronto entre Águia de Marabá e Fortaleza pela Copa do Brasil 2023 não contará com nenhuma transmissão em TV aberta ou TV fechada. O Amazon Prime adquiriu os direitos de imagem exclusivos da partida, ou seja, o serviço de streaming será o único meio de assistir à estreia do Tricolor do Pici na competição.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: Maurício Kozlinski; Dudu, Benevento, Ceballos e Lucas Esteves; Zé Welison, Zanocelo e Pochettino; Guilherme, Yago Pikachu e Romero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Desfalques: Lucero, Thiago Galhardo, Pedro Rocha e João Ricardo.
Águia de Marabá: Axel Lopes; Bruno Limão, Betão, David Cruz e Evandro; Balão Marabá, Danilo Cirqueira e Castro; Adauto, Wander e Luam Parede.
Técnico: Mathaus Sodré.
Desfalques: A confirmar.
ARBITRAGEM
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistente 1: Fabio Pereira (TO)
Assistente 2: Cipriano da Silva Sousa (TO)
Quarto Árbitro: Djonaltan Costa de Araujo (PA)
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após o desfecho das negociações entre Fortaleza e Juan Pablo Vojvoda que definiram a sua permanência no clube, o argentino se tornou, oficialmente, um dos técnicos mais valorizados da elite do futebol brasileiro. O investimento é reflexo do trabalho vitorioso das duas últimas temporadas, que vem rendendo ao Tricolor grandes conquistas. A noite do último domingo, 23, foi especial para o treinador não apenas pela vitória de sua equipe por 3 a 0 sobre o Coritiba, mas por conta de uma nova marca histórica alcançada por “El Jefe“.
O triunfo sobre o Coxa, pela Série A do Campeonato Brasileiro, fez com que o treinador argentino eternizasse ainda mais o seu nome no clube do Pici. Vojvoda se tornou, oficialmente, o terceiro técnico com maior número de jogos no comando do Fortaleza em seus 104 anos de história.
Entretanto, o trabalho do técnico no comando do Fortaleza deve ir ainda mais além. Caso Vojvoda permaneça no clube até o fim da atual temporada, o argentino irá se isolar como o segundo técnico com maior número de partidas no comando do Leão do Pici, superando Rogério Ceni, ex-técnico do São Paulo, que também ficou marcado por sua passagem pelo Tricolor de Aço com 153 jogos à beira dos gramados.
Juan Pablo Vojvoda irá comandar o Fortaleza por, no mínimo, 59 partidas já garantidas na temporada de 2023. Até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até dezembro de 2024, o atual comandante técnico do Tricolor pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Para isso, terá que superar Moésio Gomes, que soma 229 jogos disputados como treinador do Leão, o maior da história.

VOCÊ VIU? Fortaleza surpreende em 2023 e lidera estatística entre todos os clubes do Brasil
Prestes a entrar em campo diante do Águia de Marabá na próxima quarta-feira, 26, pelos 90 minutos decisivos da terceira fase da Copa do Brasil, o Fortaleza segue acumulando bons resultados e exibições na temporada. Com a classificação encaminhada para as oitavas de final da competição após ter goleado o clube paraense por 6 a 1 no jogo de ida, o técnico Juan Pablo Vojvoda deve escalar um time alternativo no próximo compromisso do Leão em 2023. No entanto, nem mesmo o rodízio de jogadores promovido pelo argentino deve alterar o “DNA ofensivo” implementado em sua equipe.
Os números não mentem: o Fortaleza está no topo do futebol nacional em 2023. Ao lado do Sport, o Tricolor de Aço possui o melhor ataque do Brasil na atual temporada. O Leão do Pici já balançou as redes adversárias 63 vezes em 28 partidas disputadas, alcançando uma média impressionante de 2,25 gols por jogo. Os números refletem a proposta ofensiva de Vojvoda desde que assumiu o comando da equipe cearense.
Desde sua chegada ao Pici, o comandante técnico do Fortaleza consolidou um estilo de jogo que privilegia a posse de bola, a intensidade e a movimentação constante de seus atletas, com o objetivo de criar um alto número de oportunidades ao gol adversário. Apesar de ter oscilado em alguns momentos, o Leão tem sido letal cada vez mais letal em suas chegadas ao ataque, aproveitando as chances com uma variedade de jogadas.
Os números do Fortaleza em 2023 são ainda mais impressionantes quando comparados aos do ano anterior. Em 2022, o time marcou um total de 104 gols em 70 jogos, enquanto na atual temporada o Leão já superou mais da metade da marca em apenas 28 partidas. Isso evidencia o quanto o Tricolor de Aço evoluiu em termos de efetividade ofensiva.

Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.