Sou Fortaleza
Imagem: Reprodução/Sudamericana BR.

CONMEBOL bate o martelo sobre transmissão de final da Sula no Castelão e veredito chega ao Fortaleza

O Fortaleza está cada vez mais próximo de entrar em campo pela partida mais importante de toda a sua história. Primeiro finalista, o Leão irá enfrentar a equipe do LDU-EQU pela grande decisão da Copa Sul-Americana 2023 e o desafio promete ser dos maiores em Punta Del Este, no Uruguai. No entanto, o desejo de transmitir a final de forma inédita para seus torcedores, conforme era o desejo inicial do clube, não será possível de se realizar.

De acordo com apuração do Diário do Nordeste, a solicitação do Fortaleza encaminhada à CONMEBOL para transmitir a final da Sul-Americana foi prontamente recusada pela entidade máxima do futebol do continente. A justificativa apresentada ao Tricolor do Pici foi de que não haveria tempo o suficiente para a organização de um evento deste tipo, já que a Confederação possui uma lista de normas e regras referentes à venda de ingressos, direitos de transmissão e patrocínio.

fortaleza-sul-americana
Leão mantém vivo o sonho de seu primeiro título internacional. Foto: Mateus Lotif.

Adversário do Fortaleza na última partida válida pela competição internacional, a LDU também manifestou sua vontade de transmitir a grande final para seus torcedores, no Equador, em um evento semelhante ao que foi proposto pelo Leão, mas esbarrou nas exigências da CONMEBOL. As duas equipes entram em campo no próximo sábado, 28, às 17h (horário de Brasília), no estádio Domingo Burgueño.

“A nossa ideia é fazer uma transmissão no Castelão. Colocar telões no gramado, os torcedores ocuparem a arquibancada no setor inferior. Vai ser cobrado ingresso, pois não pode ser aberto, mas ingressos acessíveis. Então, essa é a ideia do Fortaleza. Nós estamos projetando essa transmissão oficial do clube na Arena Castelão para muita gente, não é uma coisa para pouca gente. Então, os preços devem ser mais acessíveis para criar aquele clima também de estádio, arquibancada, com a nossa torcida apoiando e acompanhando”, revelou anteriormente o mandatário do Fortaleza, quando a proposta ainda estava sendo considerada.

Festa da torcida do Leão nas arquibancadas da Arena Castelão. Foto: Felipe Cruz.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA

Após as eliminações de Corinthians, São Paulo e Botafogo, o Fortaleza é o representante do Brasil na atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL. Em sua segunda experiência na Copa Sul-Americana, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e agora mira o seu primeiro título internacional de 104 anos de história.

Em sua campanha atual na Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar à decisão de uma competição internacional e será o representante do Brasil na última fase do torneio. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos certames continentais que disputaram.

Tricolor de Aço chegou à sua primeira final de um torneio internacional. Foto: Mateus Lotif.