Cruzeiro surpreende e acerta com ex-técnico do Fortaleza para sequência da temporada

Foto: Reprodução/ASCOM Cruzeiro.

Desde que retornou à elite do futebol nacional, após uma ascensão histórica da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza contou com diferentes profissionais em seu comando técnico para além dos trabalhos revolucionários de Rogério Ceni e Juan Pablo Vojvoda. Na primeira temporada do clube na Primeira Divisão, Zé Ricardo esteve entre os treinadores que chegaram ao Pici com o objetivo de manter o Leão na Série A.

Apesar de não ter conseguido se firmar no comando técnico do Fortaleza, Zé Ricardo ainda é muito bem avaliado entre os clubes do futebol brasileiro. Após sua passagem pelo Shimizu S-Pulse, do Japão, o mesmo time que contratou Yago Pikachu na última temporada, o treinador carioca acertou com o Cruzeiro até dezembro de 2024 e será o grande responsável pela campanha de permanência da Raposa na Série A do Brasileirão.

Apesar de ter conquistado a confiaça da diretoria do clube mineiro e ter recebido a aprovação de Ronaldo Fenômeno, Zé Ricardo chega ao Cruzeiro sob forte desconfiança de sua torcida, principalmente as Organizadas, que se uniram para rejeitar a contratação do novo treinador e expressar todo o seu descontentamento nas redes sociais.

”A contratação do novo treinador é motivo de preocupação para nós torcedores. Sua falta de experiência e histórico questionável deixam a torcida desconfiada e totalmente sem esperança quanto ao futuro do time”, afirma trecho do comunicado oficial publicado pela Máfia Azul.

Zé Ricardo teve breve passagem pelo Leão em Foto: Gazeta Press.

ZÉ RICARDO PELO FORTALEZA

Após o anúncio oficial da saída do técnico Rogério Ceni, ainda em 2019, o Leão do Pici agiu rápido e definiu Zé Ricardo para a dura missão de substituir um dos grandes nomes da história do Tricolor do Pici. Sob pressão e com pouco tempo para implementar seu modelo de jogo no Leão, o novo treinador do Cruzeiro acabou demitido com menos de dois meses de trabalho.

Enquanto estava no comando técnico do Gigante do Pici, Zé Ricardo disputou sete partidas e, destas, foi derrotado quatro vezes, conquistou dois empates e apenas uma vitória. Antes de ser oficialmente demitido pelo Leão, que viria a contar com a segunda passagem de Ceni pelo clube, o treinador de 52 anos defendia um aproveitamento de 23,8%.

Zé Ricardo esteve à frente do Leão por apenas sete partidas. Foto: Aurélio Alves.