Marcado na história do Fortaleza, Rogério Ceni surpreende e acerta com gigante do futebol nordestino

Foto: Gazeta Press.

O Fortaleza já contou com grandes treinadores em seus 104 anos de existência. Entre estes, um dos principais responsáveis pela ascensão do Tricolor de Aço nos últimos anos foi Rogério Ceni. Apesar das polêmicas relacionadas às passagens do ex-jogador pelo Pici, é inquestionável que o técnico de 50 anos conquistou o maior título da história do clube, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018, e marcou seu nome eternamente no Leão.

Demitido pelo São Paulo, clube no qual está entre os maiores ídolos da história, em abril deste ano, Rogério Ceni decidiu permanecer sem trabalhar na elite do futebol brasileiro por quase cinco meses, mas está prestes a fazer seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro 2023. O ex-técnico do Fortaleza está muito próximo de ser anunciado oficialmente pelo Bahia como seu novo treinador após a saída do português Renato Paiva. Todos os detalhes já foram acertados.

Em seu retorno ao futebol nordestino, Rogério Ceni deve comandar o Esquadrão no duelo contra o Coritiba, no dia 14 de setembro, após a Data FIFA, em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão. Após conquistar os títulos da Série B, com o Fortaleza, Série A com o Flamengo, o novo técnico do clube baiano terá a missão de escapar do rebaixamento até o final da temporada.

A segunda passagem de Rogério Ceni pelo São Paulo ficou marcada pelo vice-campeonato do Paulistão 2021 e da Copa Sul-Americana 2022. Pelo Soberano, o treinador de 50 anos comandou a equipe paulista em 106 partidas, conquistou 49 vitórias, 27 empates e 30 derrotas.

fortaleza-ceni-sao-paulo
ídolo do São Paulo, Ceni ficou marcado negativamente por sua segunda passagem pelo clube paulista. Foto: Anderson Lira.

CENI FEZ HISTÓRIA PELO FORTALEZA

À frente do Tricolor de Aço, o Rogério Ceni ficou marcado pelo processo de transformação do clube após a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro. Entre 2018 e 2020, o histórico treinador do Leão realizou 153 jogos, com um aproveitamento de 60,1% e, neste período, levantou quatro taças.

Apesar de estarem presentes na história recente do Gigante do Pici, Ceni e Juan Pablo Vojvoda estão eternizados como dois dos técnicos com maior número de partidas no comando do Leão. Para além disso, os dois treinadores são considerados os melhores e mais vitoriosos profissionais que já passaram pelo Fortaleza.

fortaleza-vojvoda-ceni
Rogério Ceni e Vojvoda estão entre os maiores técnicos da história do Leão. Foto: Bruno Oliveira.