O Fortaleza já contou com grandes treinadores em seus 104 anos de história. Entre estes, um dos principais responsáveis pelo crescimento do Tricolor de Aço nas últimas décadas foi Rogério Ceni. Apesar das polêmicas relacionadas às passagens do ex-goleiro no Pici, é inquestionável que o técnico conquistou o maior título da história do clube, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018 e marcou seu nome no Leão.
Após a demissão de Maurício Barbieri do Vasco da Gama, a diretoria do clube carioca passou a intensificar o processo de definição de um substituto o quanto antes, já que a situação do Cruz-Maltino está cada vez mais complicada na tabela de classificação da Série A. De acordo com informações do Globo Esporte, o nome de Rogério Ceni é muito bem avaliado no Gigante da Colina e o ex-treinador do Fortaleza está entre os principais candidatos ao cargo, porém, outras alternativas ainda estão sendo analisadas antes da definição oficial.
A segunda passagem de Rogério Ceni pelo São Paulo ficou marcada pelo vice-campeonato do Paulistão 2021 e da Copa Sul-Americana 2022. Pelo Soberano, o treinador de 50 anos comandou a equipe paulista em 106 partidas, conquistou 49 vitórias, 27 empates e 30 derrotas. À frente do Fortaleza, o técnico marcou o processo de transformação do clube do Pici. Entre 2018 e 2020, somou 153 jogos, com um aproveitamento de 60,1% e, neste período, levantou quatro taças.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
A reabertura do mercado da bola está cada vez mais próxima. O Fortaleza e os demais clubes do futebol brasileiro já intensificaram os trabalhos nos bastidores para encaminhar a contratação de novos reforços para o elenco de atletas à disposição do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda. O lateral-esquerdo Lucas Esteves, contratado por meio de empréstimo junto ao Palmeiras, não agradou a comissão técnica e deve deixar o Pici antes mesmo do fim de seu contrato.
De acordo com informações do Jornal O POVO, o lateral de 22 anos entrou na mira de um clube europeu não revelado à imprensa, mas que formalizou seu interesse na contratação de Lucas Esteves de forma definitiva junto ao Palmeiras. As negociações estão em estágio avançado e um desfecho positivo para o jogador, o Fortaleza e o clube paulista deve se concretizar na próxima janela de transferências.
Com cada vez menos espaço na equipe titular de “El Jefe” Vojvoda, Esteves entrou em campo em apenas sete partidas na atual temporada, tendo concedido apenas uma assistência pelo Fortaleza. Além disso, o lateral-esquerdo está há quase dois meses sem atuar em alto nível. O último jogo disputado com a camisa vermelha, azul e branca ocorreu no dia 26 de abril, contra o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil 2023.
Antecipando a saída de Lucas Esteves, o Fortaleza já definiu o seu substituto. O mais novo defensor do Tricolor de Aço será o argentino Gonzalo Escobar, de 26 anos, que assinou pré-contrato com o Leão após o término de seu vínculo atual com o Ibiza, clube da segunda divisão do Campeonato Espanhol. O jogador chegará ao Pici sem custos e deve ser anunciado oficialmente até dezembro de 2024.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após o anúncio da venda de Moisés, a maior da história do futebol nordestino, o Fortaleza intensificou o trabalho nos bastidores e já anunciou o seu primeiro reforço para a próxima janela de transferências. Com aval de Vojvoda e após muita polêmica e especulações, o Tricolor de Aço acertou a contratação de Marinho, ex-Flamengo, até 2025 e o jogador de 33 anos chega para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
“É uma torcida apaixonada, quero fazer o meu melhor para retribuir. Honrar e vestir essa camisa com o maior prazer”, declarou o mais novo atacante do Fortaleza antes do início do confronto entre Leão e Atlético-MG, pela 12ª rodada da Série A do Brasileirão.
O Fortaleza oficializou o atacante de 33 anos como seu primeiro reforço da próxima janela de transferências até 31 de dezembro de 2025 e adquiriu 100% dos direitos econômicos de Marinho junto ao Flamengo. O ponta-direita será ainda mais valorizado do que o acordo firmado anteriormente com o clube carioca, visto que, entre salários e bonificações, o jogador alagoano deve receber mais de R$ 20 milhões.
A contratação de Marinho pelo Fortaleza confirma, mais uma vez, a estratégia padrão do clube em seus movimentos no mercado de transferências. O atacante já possui familiaridade com a cidade e o futebol cearense após sua passagem pelo rival, Ceará, o que diminui consideravelmente os riscos de um “novo Renato Kayzer“, a contratação mais cara da história do Leão, mas que não se adaptou ao ambiente do Pici. Com a camisa do Flamengo, desde a sua chegada, o atacante marcou seis gols e distribuiu oito assistências.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.