Sou Fortaleza

Caso Lucero: Fortaleza conhece datas oficiais do julgamento que determina punição da FIFA

lucero-fortaleza
Foto: Leonardo Moreira.

O Fortaleza foi surpreendido pela FIFA antes de entrar em campo pela decisão das oitavas de final da Copa Sul-Americana com uma das punições mais rígidas das últimas temporadas do futebol brasileiro. Após o processo encaminhado pelo Colo-Colo-CHI contra o Tricolor do Pici, o clube acabou sendo punido pela Federação e correu riscos de não poder realizar novas contratações pelas próximas duas janelas de transferências, além da suspensão do atacante Juan Martín Lucero por até quatro meses.

No entanto, após encaminhar recurso, o Fortaleza anunciou a suspensão do “transfer ban” determinado pela FIFA e, portanto, estará apto para poder realizar novas contratações na próxima janela de transferências e até a data do novo julgamento. Nesta quarta-feira, 27, a audiência foi marcada oficialmente: a punição definida pela entidade máxima do futebol mundial ocorrerá nos dias 14 e 15 de março de 2024.

Segundo informações divulgadas no portal oficial da Corte Arbitral do Esporte, três audiências serão realizadas envolvendo Fortaleza, Colo-Colo-CHI e Juan Martín Lucero. A expectativa nos bastidores do clube desde o anúncio do encaminhamento do processo do clube chileno é de que nenhum tipo de punição grave seja aplicada após o desfecho da polêmica causada pela transferência do camisa 9. O CEO do Leão, Marcelo Paz, e o atual presidente, Alex Santiago, já se pronunciaram anteriormente sobre o caso e ambos os discursos reforçam a tranquilidade da diretoria tricolor diante da situação.

fortaleza-lucero
Lucero é o atual artilheiro do Leão em 2023. Foto: Samuel Andrade/Futebolês.

A POLÊMICA CHEGADA DE LUCERO AO FORTALEZA

Depois de muita especulação e polêmica, o Fortaleza conseguiu anunciar o seu novo camisa 9 para 2023: “El Gato” Juan Martín Lucero. No entanto, não foi nada fácil. Durante as negociações pelo atleta, o clube do Pici acabou se envolvendo em enorme controvérsia com o Colo-Colo, gigante do futebol sul-americano. A equipe chilena alegou irregularidades na abordagem do Leão e levou o caso para a justiça. Desde então, uma verdadeira novela se iniciou e sem previsão de um desfecho.

“A única coisa que fiz foi executar uma cláusula (de saída) que estava em meu contrato. Não fui livre do clube, deixei 1 milhão de dólares da cláusula. Estou muito tranquilo. Me aconselhei antes de decidir sair. Falei com meus advogados e o pessoal do Fortaleza viu o meu contrato com o Colo-Colo. Se um clube vê meu contrato e me contrata, é porque está tranquilo. Todos os advogados concordam que não houve nada fora da lei”, afirmou “El GatoLucero em entrevista realizada em junho deste ano.

Lucero, enquanto ainda atuava pelo Colo-Colo, em partida contra Fortaleza na Libertadores. Foto: CONMEBOL. ,