Para além das chances reais de título do Fortaleza na Copa Sul-Americana, as últimas semanas foram marcadas por grandes debates a respeito do que promete ser uma das maiores mudanças em 104 anos de história do clube. O Leão se aproxima da criação de uma SAF inédita no futebol brasileiro e tudo será definido no próximo sábado, 23, quando será realizada a votação da Assembleia Geral Extraordinária que pode garantir um novo modelo de gestão para o futuro do Tricolor de Aço.
Diferente dos outros projetos existentes na elite do futebol nacional, a exemplo de Bahia, Vasco e Bragantino, o Fortaleza não pretende ceder o controle das decisões executivas para terceiros, ao menos em um primeiro momento. Ou seja, caso seja concretizada a SAF do Leão, a expectativa é que o cargo de CEO seja ocupado por uma figura de respaldo, autoridade e respeito dentro das vivências do clube e este que vos escreve afirma: não há nenhum outro nome acima de Marcelo Paz, o atual presidente, que possa exercer a função com tamanha maestria.
Por vezes, pode ser que a grandiosidade do trabalho realizado pela gestão de Marcelo Paz seja “esquecida” por grande parte da torcida tricolor, até mesmo pelo imediatismo por resultados que está tão presente na cultura do Brasil. No entanto, é preciso ressaltar que o atual presidente é responsável direto não apenas pelo título da Série B, a maior conquista da história do clube, mas pela longevidade do Gigante do Pici na Série A, além de duas classificações inéditas e consecutivas para a Libertadores, passando pelas mãos de Rogério Ceni e Juan Pablo Vojvoda.
A resposta para os questionamentos a respeito do próximo grande “líder” do novo projeto do Fortaleza é bastante óbvia. O atual presidente teria que renunciar seu cargo ao final de 2023 devido ao tempo limite estabelecido para cada mandato, porém, como CEO, essa restrição deixa de existir e o dirigente poderá permanecer no comando do Leão por ainda mais tempo. Como um grande admirador das estratégias de gestão clube, julgo como essencial da minha parte afirmar que sou completamente à favor da “ditadura” de Marcelo Paz, o maior da história e entre os principais dirigentes do país.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.
Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

Leia mais:
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.