Após o período de breve pausa devido à Data FIFA, o Fortaleza voltou a atuar pela Série A do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira, 21, e derrotou o Cruzeiro pelo placar de 1 a 0, em Belo Horizonte. O resultado devolveu confiança ao torcedor tricolor, abalada pela sequência recente de partidas ruins. Porém, o que mais chamou atenção foi a forma que o time jogou, diferente da que estamos acostumados: o Leão venceu explorando contra-ataques, passando a maior parte do tempo sem a posse de bola.
Desde que o comandante Juan Pablo Vojvoda chegou ao Pici, em maio de 2021, o Fortaleza tem um estilo de jogo muito bem definido: ofensivo, buscando se impor desde o início, no intuito de mostrar coragem e agredir adversários. Esse modelo impressionou a torcida leonina logo de cara. Vencemos partidas históricas dentro e fora de casa dessa maneira. Jogos memoráveis, a exemplo da goleada de 5 x 1 contra o Internacional pela Série A naquele ano.
Porém, também é verdade que houve jogos em que essa estratégia ofensiva não deu certo. Levamos goleadas acachapantes com nossa defesa desguarnecida em um sistema focado no ataque, como o 4 x 0 para o Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil em 2021. Com o transcorrer do tempo, Vojvoda fez ajustes táticos e a equipe passou por diversas variações. Nesse contexto, ataque e defesa estão cada vez mais equilibrados, a depender do contexto de cada jogo.
Na partida contra o Cruzeiro, o Fortaleza jogou de maneira reativa. De acordo com a plataforma de estatísticas SofaScore, o Tricolor teve apenas 32% de posse de bola. Mesmo assim, venceu a partida e criou boas chances de gol. Lucero decidiu e Guilherme e Thiago Galhardo poderiam ter ampliado. Além disso, apesar de João Ricardo ter feito grandes defesas, o adversário não criou tantas oportunidades que nos deixassem com medo. Desse modo, vê-se um Fortaleza diferente, que tem seu estilo de jogo consolidado, mas possui inteligência para se adaptar às diferentes situações que o futebol proporciona.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Derrotado pelo Fortaleza no confronto disputado na noite desta quarta-feira, 20, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro segue movimentando o mercado da bola em busca de possíveis reforços para melhorar o nível do elenco à disposição da comissão técnica do português Pepa em 2023. O gigante do futebol nacional, sob a gestão de Ronaldo Fenômeno, está de olho na situação do meia Lucas Crispim no Leão e avalia uma eventual proposta pelo atleta natural de Brasília.
De acordo com informações da jornalista Marta Negreiros e apuração posterior de outros veículos de comunicação cearense e de Minas Gerais, o camisa 10 do Fortaleza entrou na mira do Cruzeiro como um possível reforço para a próxima janela de transferências. A Raposa demonstrou interesse na contratação de Crispim, mas ainda não houve nenhum tipo de contato direto entre as diretorias, o clube mineiro ainda avalia outras alternativas no mercado antes avançar pela contratação do meio-campista.
No Fortaleza desde 2021, Lucas Crispim disputou 17 partidas na atual temporada, marcou dois gols e concedeu uma assistência. Diante da chegada de Tomás Pochettino e Calebe, o meia acabou perdendo cada vez mais espaço na equipe titular de Juan Pablo Vojvoda, principalmente após a consolidação de Bruno Pacheco como lateral-esquerdo titular. O jogador de 29 anos possui contrato válido com o Tricolor do Pici até o final de 2023 e uma renovação não está descartada nos bastidores.
VOCÊ VIU? A pedido de Vojvoda, Fortaleza define seu 2º reforço para a a próxima janela de transferências
Cada vez mais próximo da reabertura do mercado da bola, o Fortaleza trabalha nos bastidores do Pici para encaminhar a transferência de reforços pontuais para a sequência da temporada. Após o anúncio de Marinho, o Leão já garantiu a contratação de mais um jogador para a disputa da Série A do Brasileirão e Copa Sul-Americana: trata-se do lateral argentino Gonzalo Escobar.
O mais novo lateral-esquerdo do Fortaleza já está definido. O argentino Gonzalo Escobar, de 26 anos, assinou pré-contrato com o Leão após o fim de seu vínculo atual com o Ibiza, clube da segunda divisão do Campeonato Espanhol e passará a vestir a camisa vermelha, azul e branca em um movimento sem custos de transferência entre clubes. O defensor deve ser anunciado oficialmente até dezembro de 2024 e deve ser integrado ao elenco tricolor em julho.
O segundo reforço do Fortaleza passou pela aprovação de “El Jefe“, Juan Pablo Vojvoda, que já possui familiaridade com o futebol do atleta em sua passagem pelo Campeonato Argentino. O jogador pode atuar na zaga e na lateral esquerda e chega para oferecer competição ao titular absoluto, Bruno Pacheco. Ele está no clube desde 2021 e, na atual temporada, disputou 24 partidas, entrando em campo como titular em 17 destas oportunidades.
Leia mais:
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.