Sou Fortaleza

OPINIÃO: A insegurança nas laterais do Fortaleza

Foto: ASCOM Fortaleza EC.

Após mais uma temporada de alto nível em 2023, o Fortaleza busca voos ainda mais altos e, naturalmente, isso passa pela reformulação do elenco de jogadores que irão entrar em campo pelo clube em seu sexto ano consecutivo na elite do futebol brasileiro.

Entre chegadas e saídas na atual janela de transferências, tudo indica que o Fortaleza irá manter os mesmos laterais em 2024 e isso é algo preocupante. Ao menos no que diz respeito à titularidade da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda, o Leão está bem servido com os sempre consistentes Tinga, na direita, e Bruno Pacheco, na esquerda. No entanto, o cenário muda completamente quando se olha para seus respectivos substitutos no banco de reservas.

Escobar chegou ao Leão para a disputa da última temporada.
Foto: Mateus Lotif.

Enquanto a lateral direita do Fortaleza sofre com a inconstância de Dudu, que desde a última temporada não consegue se manter em plenas condições físicas para suportar 90 minutos de alta intensidade, Gonzalo Escobar também não passa confiança no corredor esquerdo. Apesar de ambos terem apresentado relances de bom futebol pelo Gigante do Pici, há uma diferença gritante de nível técnico para os defensores considerados titulares na equipe tricolor.

Enquanto o capitão Tinga e Bruno Pacheco estiverem bem fisicamente ou o nível do adversário for inferior à qualidade do Fortaleza, não há problema nenhum a ser resolvido. Por outro lado, ninguém está ficando mais jovem e tudo pode se agravar diante de uma contusão mais séria de qualquer um dos dois laterais considerados titulares absolutos. O fato é que a situação precisa ser avaliada pelo Departamento de Futebol e comissão técnica do clube até mesmo para a próxima janela de transferências.

Dudu ainda não conseguiu engatar uma sequência de jogos pelo Leão.
Foto: Francisco Fontenele.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

A espera do torcedor do Fortaleza pelo mais novo zagueiro para a próxima temporada chegou ao fim de forma surpreendente. Após ter sido superado pelo Botafogo na disputa pela contratação de Alexander Barboza, o Leão não perdeu tempo e agiu rapidamente nos bastidores para garantir um novo “xerife” para defesa de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

Nesta terça-feira, 16, o Fortaleza anunciou a contratação do zagueiro Tomás Cardona, ex-jogador do Defensa y Justicia-ARG, pelas próximas três temporadas. O Leão adquiriu 100% dos direitos econômicos do defensor argentino por 625 mil dólares, aproximadamente de R$ 3 milhões na cotação atual. O zagueiro deve ser uma das principais “cartas na manga” de Vojvoda em sua missão de superar o rival, Ceará, e conquistar o hexacampeonato estadual.

Cardona está fechado com o Leão até 2026.
Imagem: ASCOM Fortaleza EC.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.