Em uma de suas piores fases desde o início da Série A e, talvez, de toda a “Era Vojvoda”, o Fortaleza precisa voltar a vencer na elite do futebol nacional se quiser afastar de vez qualquer risco de rebaixamento, por mais que seja mínimo. Para isso, a comissão técnica do Leão precisa aproveitar a última semana livre para treinamentos antes do início da sequência decisiva da competição.
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o Fortaleza é uma das equipes que mais vezes entrou em campo do futebol brasileiro. O desgaste físico e e mental, após o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, começou a ficar explícito nos últimos jogos do Leão. A falta de intensidade, reação e combatividade estão entre os principais motivos para a queda de rendimento do time de “El Jefe” Vojvoda, que corre contra o tempo para encontrar soluções para a má fase do Tricolor de Aço.
Entre as possíveis soluções para a tão aguardada “retomada” do Fortaleza no Brasileirão, a troca de esquema tático voltou a ser pautada entre a torcida e a mídia cearense. Um possível 3-4-3 com Tinga atuando pelo lado direito da zaga e a entrada de Pikachu na ala surge como uma alternativa interessante à queda de rendimento do meio-campo da equipe tricolor, que passa diretamente pelo esgotamento de Caio Alexandre, um dos jogadores que mais vezes entrou em campo pelo Leão em 2023.
Além disso, o treinador argentino do Fortaleza pode promover a entrada de “pernas frescas” ao setor central do campo com opções de qualidade no rodízio entre o próprio camisa 8, Zé Welison e Tomás Pochettino, já que apenas duas vagas serão preenchidas no meio-campo com a utilização de alas e pontas. Obviamente, ninguém conhece melhor o elenco do Leão do que Vojvoda e, dessa forma, a expectativa é para que um dos melhores técnicos do Brasil erga novamente a sua equipe para que volte a apresentar o alto nível padrão da atual temporada.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.
Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

Leia mais:
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.