Sou Fortaleza
fortaleza-alex-santiago
Foto: Mateus Lotif/FEC.

Novo presidente do Fortaleza, Alex Santiago revela detalhes de nova era do clube em 2024: “Necessidade de sobrevivência”

Após a conclusão do processo democrático de votação entre sócios aptos a definir a aprovação do projeto, o Fortaleza se tornou oficialmente a mais nova Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do futebol brasileiro. Entre as recorrentes dúvidas da torcida sobre o novo modelo de gestão, o principal questionamento está relacionado aos novos profissionais responsáveis pelo comando das decisões executivas e o futuro do clube para os próximos anos. Em entrevista realizada na última sexta-feira, 22, Alex Santiago, eleito novo presidente, revelou detalhes sobre a “nova era” do Leão.

“A atualidade do futebol brasileiro mostra que a SAF é quase que uma necessidade de sobrevivência nesse mercado. Quando você repara que tem clubes concorrentes conosco, como o Bahia, que vai ter R$ 300 milhões de investimento para montar o time em 2024, como o Vasco, com R$ 250 milhões para montar um time em 2024, como o Atlético-MG, que em uma contratação do Scarpa, usou o orçamento de várias equipes, como o Fortaleza, para usar na janela. Esse nível de investimento está subindo muito. A SAF é uma forma de nos mantermos competitivos”, afirmou Santiago.

O Fortaleza apresentou Alex Santiago como o novo presidente do clube a partir de 2024. Além do cargo de mandatário, os membros da Diretoria Executiva do Tricolor do Pici também foram definidos:  José Carlos da Gama e Claúdio Maurício Muniz são, respectivamente, 1º e 2º vice-presidentes da nova era do clube.

“A minha presidência vai ser de uma maneira muito dialogal, como sempre foi, e posso garantir uma coisa para você: a presidência do Fortaleza começa com muita disposição para trabalhar e temos certeza absoluta que vamos fazer um trabalho ainda melhor nos próximos anos”, declarou o novo mandatário do Tricolor de Aço.

fortaleza-alex-santiago
Alex Santiago é um dos grandes responsáveis pelo recente sucesso do Leão entre os protagonistas do futebol brasileiro.
Foto: Mateus Lotif.

A NOVA ERA DO FORTALEZA

O Leão compreende que a adoção da SAF como modelo vigente seria fundamental para ampliar ainda mais a competitividade do clube diante de seus rivais da elite do futebol nacional. Caso venha se concretizar, outros percentuais podem ser negociados no futuro, mas dependem dos resultados da primeira experiência.

No Fortaleza, a SAF será diferente dos projetos de Botafogo, Bahia, Vasco e Cruzeiro, que passaram a ter “donos”, ou sócios majoritários com oferta de orçamentos maiores ou quitação de dívidas. As decisões executivas e o controle serão mantidos dentro da instituição e tem como referência a gestão do Bayern de Munique-ALE, um dos principais clubes do mundo.

fortaleza-saf
Leão é a mais nova SAF do futebol brasileiro. Foto: Mateus Lotif.