Sou Fortaleza
fortaleza-britez
Foto: Mateus Lotif.

Novo levantamento da UFMG revela chances de vaga na Libertadores do Fortaleza via Série A; confira estatísticas

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda fez história e levou o clube a duas classificações consecutivas para a Copa Libertadores da América, além do inédito vice-campeonato da Sul-Americana 2023. Na atual temporada, o Leão se mantém vivo na disputa pelas primeiras posições da Série A e ainda sonha com a vaga na próxima edição da maior competição de futebol do continente mesmo que a situação seja das mais adversas.

De acordo com o novo levantamento realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Fortaleza conquistar mais uma classificação para a Libertadores giram em torno de 2%. O Leão precisa vencer seus próximos compromissos pela Série A se quiser diminuir a grande diferença de 11 pontos para o Atlético-MG de Felipão, atual sexto colocado na elite do futebol brasileiro.

Em 2023, o objetivo máximo do Fortaleza é mais uma classificação histórica para a Libertadores de 2024, apesar do foco estar na permanência do clube na Série A. Para tanto, o Tricolor de Aço terá que encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro entre as seis primeiras posições. Atualmente, a equipe comandada por Vojvoda ocupa o décimo lugar, com 43 pontos, e precisa retomar o caminho das vitórias o quanto antes para terminar a Série A da melhor forma possível.

fortaleza-libertadores
Última participação do Tricolor de Aço na Libertadores se encerrou nas fases preliminares. Foto: Mateus Lotif.

AGENDA DO FORTALEZA

Após as derrotas para Vasco, Bahia, Galo e Flamengo em seus últimos compromissos pelo Brasileirão, o Tricolor de Aço voltou a somar pontos diante do Furacão, mas ainda não é o suficiente para as pretensões da equipe na Série A. Em busca de sua grande “virada de chave” após o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, quando foi derrotado nos pênaltis par a equipe da LDU-EQU de Luis Zubeldía, o Leão encara o Cuiabá com a missão de retornar à capital cearense com três pontos fundamentais na bagagem.

Enquanto o Leão do Pici ocupa, atualmente, a décima posição da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos conquistados até o presente momento da temporada, o Cuiabá é 12º, com 41, o que significa que o próximo encontro irá definir a disputa real de ambas equipes na Primeira Divisão.

Leão busca revanche após a derrota no último duelo contra o Cuiabá pela Série A. Foto: ASCOM Fortaleza EC.