Sou Fortaleza
fortaleza-crispim
Foto: Vinícius Palheta/FEC.

OPINIÃO: Quem fica e quem sai do Fortaleza em 2024?

O Fortaleza está em reta final de temporada e as tradicionais especulações geradas pela proximidade da próxima janela de transferências já começaram a se intensificar. No entanto, para além da chegada de novos reforços para a equipe comandada por “El Jefe” Vojvoda, o Tricolor de Aço também precisa encontrar soluções para o futuro de jogadores que não fazem parte do planejamento da comissão técnica para os próximos desafios do clube na elite do futebol nacional.

O Fortaleza já deve antecipar a saída de atletas sem espaço na equipe titular e com poucas oportunidades oferecidas pelo treinador argentino. Entre estes, estão Vinícius Zanocelo, Romarinho, Bernardo Schappo, Kozlinski e Silvio Romero. O camisa 18 deve retornar ao Independiente-ARG para cumprir o restante de seu contrato com o clube argentino e o meio-campista deve passar pelo mesmo processo com o Santos. Os outros devem avaliar ofertas de outros times e podem deixar o Pici de forma definitiva em 2024 em busca de novos ares.

fortaleza-romero
Romero deve ser um dos primeiros jogadores a deixar o Leão em 2024. Foto: Aurelio Alves.

Entretanto, alguns jogadores do elenco atual ainda têm situações indefinidas no Leão após o término da atual temporada. Utilizados com certa frequência pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, Lucas Crispim, Guilherme e Marcelo Benevenuto seguem como verdadeiras incógnitas para 2024. Apesar de terem contribuído de forma importante em diferentes momentos do clube, não são insubstituíveis e podem até mesmo dar espaço para a chegada de reforços que venham a agregar ainda mais qualidade ao Fortaleza para a disputa de seu sexto ano consecutivo na Primeira Divisão do futebol brasileiro.

Uma coisa é certa: o sucesso do Fortaleza na próxima temporada passa de forma significativa pelos investimentos do clube no próximo mercado da bola. Mais uma vez diante de um dos maiores orçamentos de sua história, o Gigante do Pici precisa de reformulações pontuais no elenco atual, além de novos reforços para as principais carências da equipe. Inicialmente, nomes como Savarino, ex-Galo, e Juan Ramírez, do Boca Juniors, foram vinculados ao Leão, porém, como de costume, a diretoria deve aguardar pelo fim da Série A para realizar um balanço dos erros e acertos de 2023 antes de avançar por qualquer jogador.

fortaleza-guilherme
“Amado” Guilherme segue com futuro indefinido no Pici para além da atual temporada. Foto: João Moura.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.

Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El JefeJuan Pablo Vojvoda.

fortaleza-machuca
Imanol Machuca se tornou a maior contratação da história do Leão. Foto: Mateus Lotif.