Restam apenas dois dias até a tão aguardada data do que promete ser a maior partida da história do Fortaleza Esporte Clube em 105 anos de existência. O Tricolor de Aço encara a LDU-EQU pela grande final da Copa Sul-Americana e não deve medir esforços em busca de seu primeiro título internacional. Por meio de entrevista exclusiva concedida ao Jornal O POVO, o segundo vice-presidente do Leão, Alex Santiago, revelou bastidores da preparação psicológica da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda para a decisão da “Sula”.
“Essa é uma das características que a gente mais preza nessa equipe: o nível de concentração alto. Nós viemos fazendo um trabalho ao longo dessa competição para manter o nível de concentração alto, mesmo jogando com o Castelão lotado, com grandes festas. Em momentos que a emoção poderia nos desfocar um pouco. Esse trabalho é bem sucedido. Temos uma equipe psicológica que trabalha bem com o time. Temos hoje uma estrutura que nos dá muita tranquilidade que os atletas vão estar preparados, do ponto de vista emocional”, afirmou Alex Santiago.

O Fortaleza irá entrar em campo diante da LDU de Luis Zubeldía e as equipes prometem travar uma verdadeira batalha dentro das quatro linhas. O Tricolor de Aço e o “carrasco” de times brasileiros irão disputar a final da Sul-Americana no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai, em jogo único e, em caso de empate, a decisão irá para a prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se a igualdade persistir no placar, o título será definido por disputa de pênaltis.
Com as eliminações de Corinthians, São Paulo e Botafogo, o Fortaleza se tornou o representante do Brasil na atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL. Em sua segunda experiência na Copa Sul-Americana, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e agora mira o seu primeiro título internacional de 104 anos de história.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA
Em sua campanha atual na Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar à decisão de uma competição internacional e será o representante do Brasil na última fase do torneio. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos certames continentais que disputaram.
Com a oportunidade de conquistar seu tão sonhado primeiro título de uma competição internacional, o Tricolor de Aço pode faturar uma verdeira “bolada” milionária da CONMEBOL caso venha a se consagrar campeão da “Sula“. O Leão do Pici pode embolsar 5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 24,6 milhões, se vencer clube do Equador, além de fazer história ao levantar a taça mais importante já conquistada em seus 105 anos de existência.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.








