O Fortaleza foi surpreendido pela FIFA antes de entrar em campo pela decisão das oitavas de final da Copa Sul-Americana com uma das punições mais rígidas das últimas temporadas do futebol brasileiro. Após o processo encaminhado pelo Colo-Colo-CHI contra o Leão, o clube passou a não poder realizar novas contratações pelas próximas duas janelas de transferências e ainda teria que lidar com a suspensão do atacante Juan Martín Lucero por quatro meses se não tivesse obtido sucesso em sua ação de efeito suspensivo.
Convidado do programa Esportes do Povo na última quarta-feira, 6, o Vice-presidente do Fortaleza, Alex Santiago, foi questionado sobre o “transfer ban” aplicado pela FIFA e reforçou a tranquilidade do Tricolor do Pici para lidar com uma das situações mais adversas já vistas em toda a sua história.
“O Fortaleza está muito tranquilo em relação às questões documentais, de argumentação, tanto que não houve uma sanção finaneira atrelada a desportiva. Isso também é importante ressaltar. Nós estamos na expectativa, junto ao nosso jurídico, de que até o final do ano nós teremos possibilidade tranquila de fazer os manejos necessários no mercado”, afirmou o Vice-presidente do Fortaleza.
Inicialmente, o Colo-Colo exigia 2,1 milhões de dólares ao Fortaleza e Lucero, cerca de R$ 9,8 milhões na cotação atual, para cobrir o “prejuízo” da saída inesperada do atacante argentino. A FIFA, no entanto, decretou que o montante não é responsabilidade do clube do Pici ou do jogador, mas o pagamento de uma compensação financeira em torno de R$ 3 milhões pode acabar sendo o principal caminho para “aliviar” a polêmica junto ao Cacique.
“O que eu posso comunicar para o torcedor é que o Fortaleza está muito tranquilo, no sentido de entender que lidou com um atleta livre (Lucero), que comprovou que estava livre de contrato documentalmente. E aí estamos deixando com o jurídico, já está em vias de recurso para a Corte Arbitral do Esporte”, completou Alex Santiago.

A POLÊMICA CHEGADA DE LUCERO AO FORTALEZA
Depois de muita especulação e polêmica, o Fortaleza conseguiu anunciar o seu novo camisa 9 para 2023: “El Gato” Juan Martín Lucero. No entanto, não foi nada fácil. Durante as negociações pelo atleta, o clube do Pici acabou se envolvendo em enorme polêmica com o Colo-Colo, gigante do futebol sul-americano. A equipe chilena alegou irregularidades na abordagem do Leão e levou o caso para a justiça. Desde então, uma verdadeira novela se iniciou e sem previsão de um desfecho.
“A única coisa que fiz foi executar uma cláusula (de saída) que estava em meu contrato. Não fui livre do clube, deixei 1 milhão de dólares da cláusula. Estou muito tranquilo. Me aconselhei antes de decidir sair. Falei com meus advogados e o pessoal do Fortaleza viu o meu contrato com o Colo-Colo. Se um clube vê meu contrato e me contrata, é porque está tranquilo. Todos os advogados concordam que não houve nada fora da lei”, afirmou “El Gato” Lucero em entrevista realizada em junho deste ano.
Na atual temporada, Juan Martín Lucero é o grande artilheiro do Tricolor do Pici com 18 gols marcados. O camisa 9 argentino já marcou contra gigantes do futebol nacional como Palmeiras e Cruzeiro e se tornou uma das principais armas do setor ofensivo da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda em 2023.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.