A última segunda-feira, 3, marcou a reabertura da janela de transferências do futebol brasileiro. Para o Fortaleza, isso possibilitou o anúncio oficial de seu novo lateral-esquerdo para a disputa da Série A do Brasileirão e do mata-mata da Copa Sul-Americana: Gonzalo Escobar. O argentino já havia encaminhado um pré-acordo com o Leão há semanas e aguardava apenas pelo início do período reservado para negociações para ser confirmado como o segundo reforço do clube no mercado.
Com a oficialização de Marinho, o Fortaleza já garantiu os seus dois primeiros reforços para o mercado de transferências de meio de temporada. No entanto, a expectativa é que o clube do Pici não pare por aí, principalmente se levarmos em consideração as recentes negociações por jogadores como Savarino e Lucas Braga. As tratativas acabaram não avançando, mas mostram as ambições do Tricolor de Aço em sua busca por novas aquisições para o elenco de jogadores à disposição de Juan Pablo Vojvoda em 2023.
Além disso, a saída de um dos principais jogadores da chamada “Era Vojvoda” ainda não foi suprida. Moisés, a maior venda da história do futebol nordestino, deixou o Fortaleza rumo ao futebol mexicano há algumas semanas e, portanto, um novo ponta-esquerda segue sendo aguardado pela torcida tricolor, já que Romarinho e Guilherme não conseguem manter um nível técnico consistente o suficiente para que venham a assumir a titularidade absoluta na equipe tricolor.
Duas das principais carências do Fortaleza foram solucionadas até o momento. A lateral-esquerda, depois que Bruno Pacheco passou a ser sobrecarregado com a responsabilidade de ser a única opção viável para a posição, visto que Lucas Esteves sequer mostrou a que veio e Lucas Crispim não vem apresentado o mesmo nível da temporada de 2021, quando atuou como ala-esquerdo, e a ponta-direita, que necessitava de uma nova dinâmica diante do desempenho abaixo das expectativas de Yago Pikachu desde que retornou ao Pici do futebol japonês.
Independente do que acontecer no mês de julho, é preciso ter fé e acreditar em mais um planejamento elaborado pela gestão de alto nível do Fortaleza. Ninguém neste mundo está livre de erros e críticas, mas, diante da ascensão meteórica da Série C do Campeonato Brasileiro para a disputa das oitavas de final da Libertadores, protagonizada pelo Tricolor de Aço, é seguro afirmar que podemos ter calma e paciência ao aguardar os próximos movimentos do Leão no mercado da bola.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Depois de encaminhar as contratações de Marinho e Gonzalo Escobar, o Fortaleza segue analisando o mercado de transferências em busca de oportunidades para agregar ainda mais qualidade ao grupo de jogadores que irá disputar a Série A do Brasileirão e o mata-mata da Copa Sul-Americana. Nesse sentido, o Leão parece ter encaminhado a contratação de um novo meio-campista para julho: trata-se de Kervin Andrade, joia do Deportivo La Guaira-VEN.
De acordo com informações do jornalista André Hernán, o Fortaleza acertou todos os detalhes da contratação do meio-campista de 18 anos junto ao Deportivo La Guaira-VEN e a grande promessa do futebol venezuelano deve chegar ao Pici por meio de empréstimo de um ano e meio com opção de compra.
Inicialmente, o atleta chega ao Fortaleza para compor o elenco do Leãozinho Sub-20, mas é provável que venha a ser convocado pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda para integrar as sessões de treinamento junto ao time principal, a exemplo de Amorim e do recém-contratado Kauan, jovens promessas para o futuro do Tricolor de Aço.
Kervin Andrade está no Deportivo La Guaira desde 2021 e, apesar da idade, já conquistou seu espaço na equipe titular, além de ser um dos principais destaques das seleções de base da Venezuela. Na atual temporada, o volante disputou 14 partidas, marcou dois gols e concedeu uma assistência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após o Fortaleza ter anunciado oficialmente as contratações de Marinho e Gonzalo Escobar, o clube do Pici segue em busca de novos reforços para o grupo de atletas à disposição do comandante técnico Juan Pablo Vojvoda. Conforme informado anteriormente, o Leão deu início aos contatos com o Santos para avaliar uma possível transferência do atacante Lucas Braga, de 26 anos, porém, ao que tudo indica, a concorrência pelo jogador promete ser das maiores.
De acordo com informações do UOL, o Chicago Fire, da Major League Soccer (MLS), o principal campeonato dos Estados Unidos, entrou na disputa pela contratação de Lucas Braga e chegou a formalizar uma proposta de empréstimo com opção de compra fixada ao Peixe. Ainda não há detalhes sobre os valores envolvidos nas tratativas entre o clube norte-americano e o Santos, mas uma decisão final sobre o futuro do jogador deve ser tomada nos próximos dias.
O Fortaleza formalizou uma proposta nos últimos dias pela transferência de Lucas Braga, mas os valores não alcançaram as demandas da diretoria do Santos. Diante disso, o Leão ofereceu uma lista de jogadores que poderiam ser envolvidos com o objetivo de fechar o acordo, mas os nomes não agradaram o clube paulista. A recente contusão do atacante fez com que as tratativas esfriassem, mas não há nada completamente descartado por nenhuma das partes.
Alvo do Fortaleza, Lucas Braga possui contrato válido com o Santos até 30 de abril de 2026 e o gigante do futebol brasileiro detém 80% dos direitos econômicos do jogador. As negociações ainda estão em andamento, porém, o investimento de 5 milhões de dólares, cerca de R$ 24 milhões na cotação atual, exigido pelo Peixe não parece realístico dentro das estratégias do Tricolor do Pici no mercado da bola. Vasco e Botafogo também demonstraram interesse no atacante no início da temporada, mas nada avançou.

Leia mais:
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.