O Fortaleza entrou em campo na noite do último sábado, 1, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023. A equipe tricolor visitou o Flamengo de Jorge Sampaoli, no Maracanã, e não conseguiu ter a mesma efetividade apresentada nos últimos jogos, sendo derrotado pelo placar de 2 a 0 no confronto direto pelo G-4 em seu primeiro revés após a Data FIFA.
Fora de casa, no Rio de Janeiro, o Fortaleza adotou uma proposta de jogo semelhante ao que foi visto nas vitórias da equipe diante de Cruzeiro e Atlético-MG, apostando em contra-ataques rápidos após a recuperação da bola com linhas defensivas mais baixas e compactas. A estratégia, no entanto, não surtiu o mesmo efeito contra o Flamengo, que garantiu a vitória com gols de Gabriel Barbosa e De Arrascaeta.
Com menos de 10 minutos de jogo, o Fortaleza teve a oportunidade de alterar um rumo de de toda a partida. O árbitro da partida assinalou um pênalti a favor do Leão, mas Yago Pikachu acabou desperdiçando a cobrança, defendida pelo goleiro rubro-negro Matheus Cunha. Diante de sua torcida, o Flamengo teve mais posse de bola e volume de jogo, mas as melhores chances foram criadas pela equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda, que poderia retornar ao Pici com pelo menos um empate.
O próximo compromisso do Fortaleza na temporada será mais um importante desafio pela elite do futebol nacional. Na 14ª rodada do Brasileirão, o Tricolor de Aço irá receber o Athletico-PR, na Arena Castelão, no próximo domingo, 9, às 18h30 (horário de Brasília), em busca de retomar o caminho das vitórias na primeira divisão.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Cada vez mais próximo da reabertura da janela de transferências de julho, o Fortaleza já encaminhou as duas primeiras contratações que irão reforçar o elenco tricolor na disputa da Copa Sul-Americana e Série A do Brasileirão: o atacante Marinho e do lateral-esquerdo Gonzalo Escobar. O mercado, no entanto, também pode ocasionar saídas inesperadas, a exemplo do zagueiro Brayan Ceballos, que atraiu o interesse do América de Cáli-COL e pode deixar o Pici ainda em 2023.
De acordo com informações do jornalista colombiano Pipe Sierra, o zagueiro de 22 anos tem negociações avançadas com o tradicional clube da Colômbia e, ao que tudo indica, Ceballos está próximo de um acerto por um contrato de empréstimo válido por uma temporada com opção de compra fixada. O defensor do Fortaleza, portanto, se tornaria mais um reforço para a equipe comandada pelo técnico costa-riquenho Alexandre Guimarães.
Com cada vez menos oportunidades na equipe titular de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, Ceballos não deve ter sua saída dificultada pelo Fortaleza, já que o defensor colombiano não conseguiu apresentar um futebol consistentes com a camisa vermelha, azul e branca. Caso a transferência do zagueiro seja confirmada, a expectativa é que o Bernardo Schappo, contratado pelo Leão no início da atual temporada, receba minutos em campo, já que sequer estreou pelo clube do Pici.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após o Fortaleza ter anunciado oficialmente a chegada de Marinho ao Pici, o Leão segue trabalhando nos bastidores para encaminhar novos reforços para o elenco de jogadores à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Diante disso, após a aprovação do treinador argentino, o Tricolor de Aço encaminhou a contratação de Gonzalo Escobar, defensor de 26 anos do Ibiza, clube da segunda divisão do Campeonato Espanhol.
O mais novo jogador do Fortaleza chega como um reforço sem custos após o término de seu vínculo atual com a equipe espanhola. O lateral-esquerdo deve assinar seu contrato com o Tricolor de Aço até o fim de 2024 e já se despediu de seu antigo clube e companheiros em publicação realizada em suas redes sociais. Sua chegada ao Pici é apenas uma questão de tempo.
“Só tenho palavras de agradecimento para o clube, aos meus companheiros, para a comissão técnica, às pessoas do suporte e a cada funcionário do clube, que me fizeram sentir em casa nestes dois anos. Obrigado pela paixão e por nos acompanharem durante toda a temporada. Obrigado por tudo UD Ibiza, levo comigo as melhores recordações”, publicou o jogador de 26 anos.
“El Jefe“ Vojvoda já possui familiaridade com o futebol de Escobar em sua passagem pelo Campeonato Argentino. O argentino pode atuar na zaga e na lateral esquerda, algo considerado essencial para o modelo de jogo do treinador do Leão, e chega para oferecer competição ao titular absoluto, Bruno Pacheco, já que Lucas Esteves, ex-Palmeiras está próximo de deixar o Fortaleza.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.