Sou Fortaleza

Fortaleza vence Palestino no Chile e volta a exibir sua força na Sul-Americana; veja melhores momentos

fortaleza-palestino
Foto: Mateus Lotif.

O Fortaleza encerrou sua participação na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023 com chave de ouro. A equipe de Juan Pablo Vojvoda mostrou toda a sua qualidade dentro de campo ao futebol do continente e avançou para as oitavas de final com uma das melhores campanhas entre todos os clubes participantes da competição. Na noite da última terça-feira, 27, o Leão derrotou o Palestino, no Chile, pelo placar de 2 a 1 e conquistou a sua quinta vitória em seis jogos disputados antes do início do mata-mata.

O plano de jogo do treinador argentino do Fortaleza foi executado com bastante eficiência pelos jogadores que iniciaram o confronto diante dos donos da casa. O Leão entrou em campo com o clássico 3-5-2 que consagrou Vojvoda em sua primeira temporada no Pici, com uma linha de três zagueiros e Yago Pikachu e Lucas Crispim nas alas. Dessa forma, impôs toda a sua efetividade no primeiro tempo e, aos 20 minutos, foi premiado com um golaço de fora da área do camisa 10 que acabou garantindo a vantagem no placar que seria defendida até o intervalo.

No segundo tempo, o Palestino voltou melhor e deu início à sua pressão contra a equipe tricolor com o apoio de seu torcedor nas arquibancadas do estádio El Teniente. O time do técnico Pablo Sánchez passou a controlar a posse de bola e as ações ofensivas da partida, mas não conseguiu superar o setor defensivo do Fortaleza, mesmo descontando com Agustín Farías, em cobrança de escanteio. Não foi suficiente diante do gol marcado por “El GatoLucero, que entrou na etapa final apenas para se consagrar como o artilheiro do Tricolor de Aço na temporada.

O Fortaleza volta a jogar na temporada pelo que promete ser mais um desafio de alto nível para a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Tricolor de Aço irá visitar o Flamengo de Jorge Sampaoli, no Maracanã, em partida realizada no próximo sábado, 1, às 18h30 (horário de Brasília), com o objetivo de conquistar mais uma vitória em sua busca pela tão cobiçada vaga na Libertadores 2024.

YouTube video
fortaleza-palestino
Lucas Crispim voltou a marcar pelo Leão depois de meses sem balançar as redes. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após a oficialização da saída de Moisés para o Cruz Azul-MEX, a maior venda da história do futebol nordestino, o Fortaleza passou a avaliar substitutos no mercado para um dos principais destaques do clube desde que “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando técnico do Tricolor de Aço. O atacante Jefferson Savarino, do Real Salt Lake-EUA, surgiu como um dos principais candidatos para reforçar o setor ofensivo da equipe, porém, de acordo com o Presidente do Leão, Marcelo Paz, mesmo após avançar nas negociações, o futuro do venezuelano parece estar cada vez mais distante do Pici.

Enquanto Marinho ainda resolvia a questão de seu afastamento junto ao Flamengo, o São Paulo de Dorival Júnior formalizou seu interesse pelo jogador de 33 anos, mas as negociações não avançaram e o Soberano acabou desistindo da contratação do atacante. Em seguida, o clube paulista passou a focar em outra alternativa para seu setor ofensivo: Savarino, camisa 10 e craque do time do Real Salt Lake, dos Estados Unidos.

Em disputa com o Fortaleza, as negociações entre o São Paulo e o jogador venezuelano também não chegaram a um desfecho positivo. A proposta do clube paulista não correspondeu aos valores exigidos pelo Real Salt Lake e o gigante do futebol brasileiro acabou desistindo da contratação de Savarino, bem como o Leão.

Diante disso, a equipe de Dorival Júnior definiu o seu “plano C” para a reabertura da janela de transferências: trata-se de Erick, o grande jogador do Ceará na temporada. De acordo com informações da GOAL, o atacante do rival foi procurado pela diretoria do Tricolor Paulista com o objetivo de encaminhar sua ida para o São Paulo antes do fim de seu contrato atual com o Alvinegro. O ponta de 25 anos disputou 33 jogos em 2023, marcou 13 gols e concedeu dez assistências, chegando até mesmo a ser especulado no Fortaleza para a sequência da Série A.

Principal jogador do Ceará na atual temporada, Erick entrou na mira do São Paulo. Foto: Foto: Kid Jr. / SVM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da venda de Moisés, a maior da história do futebol nordestino, o Fortaleza agiu rápido e anunciou o seu primeiro reforço para a próxima janela de transferências. Com aval de Vojvoda e após muita polêmica e especulações, o Tricolor de Aço acertou a contratação de Marinho até 2025 e o jogador chega para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Questionado sobre seu novo companheiro, Thiago Galhardo comparou sua chegada ao Pici à do ex-atacante do Flamengo e mandou um recado para o novo ponta-direita do Leão.

“Quando eu cheguei, o Fortaleza era o último colocado, uma pressão absurda. Hoje, ele chega com um time consolidado, pentacampeão cearense, classificado às oitavas da Sul-Americana com a terceira melhor campanha geral, na primeira parte da tabela do (Campeonato) Brasileiro. Então, são chegadas diferentes. Mas a questão do atleta que ele é, dispensa comentários. Talvez a carreira dele seja muito maior do que a minha. Espero que ele nos ajude, que ele possa entender não só a metodologia do Vojvoda, mas sim do Fortaleza. Aqui somos uma família”, afirmou o camisa 91 do Fortaleza.

O mais novo atacante do Fortaleza já chegou ao Pici e vestiu a camisa vermelha, azul e branca. No Centro de Excelência Alcides Santos, Marinho conheceu as instalações do clube, realizou exames médicos e foi recepcionado pelos seus novos companheiros e funcionários. O ex-atacante do Flamengo realizou sua primeira sessão de treinamento junto aos atletas que se reapresentaram após a vitória sobre o Cruzeiro, no Mineirão.

O Fortaleza oficializou o ponta-direita como seu primeiro reforço da próxima janela de transferências até 31 de dezembro de 2025 e adquiriu 100% dos direitos econômicos de Marinho junto ao Flamengo. O ponta-direita será ainda mais valorizado do que o acordo firmado anteriormente com o clube carioca, visto que, entre salários e bonificações, o jogador alagoano deve receber mais de R$ 20 milhões. Defendendo o Rubro-Negro, desde a sua chegada, o atacante marcou seis gols e distribuiu oito assistências.

Marinho já foi apresentado aos seus novos companheiros de clube. Foto: Mateus Lotif.