Sou Fortaleza

OPINIÃO: A conquista do continente não está tão distante

fortaleza-vojvoda
Foto: Kid Júnior.

Na capital cearense, um vento de esperança sopra sobre o Estádio Castelão. O Fortaleza Esporte Clube está pronto para alçar novos voos na temporada e a Copa Sul-Americana surge como uma ambição palpável para o time comandado pelo técnico Vojvoda. Com um elenco competitivo e determinado, o Leão do Pici pode surpreender o continente e conquistar um lugar de destaque no cenário internacional.


Com um elenco recheado de talentos, o Fortaleza possui peças-chave que podem fazer a diferença na competição continental. Jogadores como Calebe, Thiago Galhardo, Bruno Pacheco e Hércules são exemplos de atletas que já provaram seu valor e estão prontos para enfrentar os desafios que a Sul-Americana proporciona.


Além disso, a diretoria do Leão tem feito investimentos pontuais para reforçar o elenco. Contratações de qualidade foram realizadas, como o atacante Marinho, fortalecendo ainda mais o plantel e oferecendo cada vez mais opções para “El Jefe” Vojvoda. O competente trabalho da comissão técnica, aliado a um grupo de jogadores comprometidos, fazem com que as ambições do Fortaleza sejam encaradas com seriedade.


Entretanto, a Copa Sul-Americana não é o único objetivo do clube do Pici nesta temporada. A boa campanha no Campeonato Brasileiro é uma meta concreta para o Leão. Com uma arrancada positiva na competição, o Fortaleza demonstra estar preparado para bater de frente com qualquer uma das grandes equipes do país.

A ambição de conquistar um lugar no G4, ou seja, terminar a competição entre os quatro primeiros colocados, é um desafio audacioso, mas não impossível. A força do elenco, a estratégia de jogo bem definida e o apoio incansável da torcida são fatores que podem levar o Fortaleza a alcançar tal posição de destaque na elite do futebol nacional.

A história recente do clube mostra que sua ascensão é uma realidade que vem sendo construída ano após ano. O Fortaleza tem evoluído a cada temporada disputada, conquistando títulos e marcando seu espaço no futebol brasileiro. O trabalho coeso e o planejamento bem executado são visíveis nos resultados e conquistas dentro de campo.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após a oficialização da saída de Moisés para o Cruz Azul-MEX, a maior venda da história do futebol nordestino, o Fortaleza passou a avaliar substitutos no mercado para um dos principais destaques do clube desde que “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando técnico do Tricolor de Aço. O atacante Jefferson Savarino, do Real Salt Lake-EUA, surgiu como um dos principais candidatos para reforçar o setor ofensivo da equipe, porém, de acordo com o Presidente do Leão, Marcelo Paz, mesmo após avançar nas negociações, o futuro do venezuelano parece estar cada vez mais distante do Pici.

Enquanto Marinho ainda resolvia a questão de seu afastamento junto ao Flamengo, o São Paulo de Dorival Júnior formalizou seu interesse pelo jogador de 33 anos, mas as negociações não avançaram e o Soberano acabou desistindo da contratação do atacante. Em seguida, o clube paulista passou a focar em outra alternativa para seu setor ofensivo: Savarino, camisa 10 e craque do time do Real Salt Lake, dos Estados Unidos.

Em disputa com o Fortaleza, as negociações entre o São Paulo e o jogador venezuelano também não chegaram a um desfecho positivo. A proposta do clube paulista não correspondeu aos valores exigidos pelo Real Salt Lake e o gigante do futebol brasileiro acabou desistindo da contratação de Savarino, bem como o Leão.

Diante disso, a equipe de Dorival Júnior definiu o seu “plano C” para a reabertura da janela de transferências: trata-se de Erick, o grande jogador do Ceará na temporada. De acordo com informações da GOAL, o atacante do rival foi procurado pela diretoria do Tricolor Paulista com o objetivo de encaminhar sua ida para o São Paulo antes do fim de seu contrato atual com o Alvinegro. O ponta de 25 anos disputou 33 jogos em 2023, marcou 13 gols e concedeu dez assistências, chegando até mesmo a ser especulado no Fortaleza para a sequência da Série A.

Principal jogador do Ceará na atual temporada, Erick entrou na mira do São Paulo. Foto: Foto: Kid Jr. / SVM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da última janela de transferências, o Fortaleza realizou movimentos no mercado de uma forma jamais vista antes pelo seu torcedor na história do clube. O período reservado para negociações, porém, é sempre marcado pela sua imprevisibilidade, podendo render surpresas como ofertas irrecusáveis, saídas inesperadas e investidas milionárias. Nesse sentido, após a demissão de Maurício Barbieri, o Vasco da Gama parece ter definido Juan Pablo Vojvoda como o principal candidato para assumir o comando técnico do clube.

De acordo com informações do jornalista Wilson Pimentel, do portal Torcedores, Paulo Bracks, Diretor Executivo do Vasco, aprecia o trabalho realizado pelo treinador argentino no Fortaleza e busca sua contratação para o clube carioca, que vive um momento delicado na atual temporada. O dirigente vem tentando organizar recursos junto à 777 Partners, SAF do Cruz-Maltino, para efetuar o pagamento da multa rescisória do treinador argentino do Leão, mas uma possível saída de Vojvoda antes do fim de seu contrato não parece realística no momento.

Juan Pablo Vojvoda renovou seu contrato com o Fortaleza ainda em 2022 e acertou sua permanência no Pici por mais duas temporadas. Caso permaneça até o final de seu vínculo, o treinador argentino do Leão pode não apenas se tornar um dos técnicos com maior número de partidas disputadas à frente do clube, mas se eternizar como um dos maiores ídolos de toda a história do Tricolor de Aço.

fortaleza-vojvoda
Independente da oferta do Vasco, Vojvoda não deve deixar o Fortaleza em 2023. Foto: Thiago Gadelha.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.