Sou Fortaleza
fortaleza-vojvoda
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

Vojvoda é acionado e Fortaleza sofre desfalque de peso na Copa Sul-Americana

O Fortaleza conquistou uma de suas maiores vitórias da atual temporada na noite da última quinta-feira, 20. Pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, o Tricolor do Pici visitou a equipe do San Lorenzo, da Argentina, no Nuevo Gasómetro, e não se intimidou diante do apoio de “Los Cuervos” nas arquibancadas do estádio, derrotando seu adversário pelo placar de 2 a 0, com gols do capitão Tinga e Guilherme.

Entretanto, nem tudo foi positivo no confronto que garantiu a liderança isolada do Fortaleza na competição internacional. Ainda no primeiro tempo, o artilheiro do clube em 2023, “El Gato” Juan Martín Lucero, foi obrigado a deixar o campo por contusão. A assessoria do Leão divulgou atualização sobre a o ocorrido e revelou que o camisa 9 sentiu um desconforto no músculo posterior da coxa direita, o jogador já deu início ao tratamento no Departamento Médico do clube e segue em observação.

É provável que o atacante argentino não esteja disponível para entrar em campo no próximo compromisso da temporada, contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, pela segunda rodada do Brasileirão 2023. Dessa forma, a exemplo da partida contra o San Lorenzo, Silvio Romero deve assumir a titularidade no ataque do Fortaleza nos próximos jogos, já que Thiago Galhardo também está lesionado.

Por outro lado, o Fortaleza deve contar com dois grandes retornos do Departamento Médico do clube. De acordo com o último boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Tricolor do Pici. O camisa 10 Lucas Crispim e o lateral-direito Dudu estão completamente recuperados de seus respectivos edemas musculares e devem estar à disposição de Vojvoda para a sequência da temporada. Pedro Rocha e João Ricardo, porém, seguem afastado dos gramados.

Lucero pode desfalcar o Tricolor do Pici nas próximas partidas. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza já se movimentou no mercado como nunca antes visto por seu torcedor. 13 novos jogadores foram contratados com o objetivo de agregar ainda mais qualidade ao elenco à disposição da comissão técnica. Entretanto, o lateral-direito Tinga, ídolo e titular do Leão de Vojvoda, recebeu uma proposta do Cruzeiro e esteve próximo de deixar o Pici em 2023. Diante do interesse do rival da Série A, o Tricolor não poupou esforços para garantir a permanência do jogador de 29 anos.

Nas negociações pela renovação contratual do capitão do Fortaleza, o clube ofereceu um salário três vezes maior do que a proposta final do Cruzeiro pelo lateral-direito. Para além da grande identificação com o Tricolor de Aço, a valorização financeira foi um fator determinante para que o jogador permanecesse no Pici. O defensor assinou um novo vínculo até abril de 2026.

“Alegria imensa em continuar escrevendo essa linda historia com o manto que eu tanto amo do nosso Fortaleza. Seguirei me doando e me cobrando ainda mais, para conquistarmos nossos objetivos. Gostaria de agradecer a cada torcedor, por todas as mensagens de carinho que recebi, tenha a certeza que isso contribuiu muito pela minha permanência! Amo vocês, torcida de leais! Seguiremos juntos, por muito mais!”, declarou o camisa 2 do Fortaleza.

mosaico-fortaleza
Tinga é um dos maiores ídolos da história recente do Tricolor do Pici. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Depois de muita especulação e polêmica, o Fortaleza conseguiu anunciar o seu novo camisa 9 para 2023: Juan Martín Lucero. No entanto, não foi nada fácil. Durante as negociações pelo atleta, o clube acabou se envolvendo em enorme controvérsia com um dos gigantes do futebol sul-americano, o Colo-Colo. A equipe chilena alegou irregularidades na abordagem do Leão e ameaçou ir à justiça contra o Tricolor de Aço.

As ameaças se tornaram realidade nesta quinta-feira, 20. De acordo com informações do jornal encancha, o Colo-Colo entrou em contato com a FIFA para iniciar o processo contra Lucero e Fortaleza, exigindo uma multa de mais de U$ 2,1 milhões, cerca de R$ 10 milhões. Além disso, o clube do Chile solicitou uma sanção desportiva com o objetivo de proibir “El Gato” de entrar em campo pelo Leão por até seis meses.

Contra o Fortaleza, o Colo-Colo busca uma punição por meio de “transfer-ban“, o que significaria que o clube do Pici estaria impedido de contratar novos jogadores por, no mínimo, três anos. A FIFA ainda não deu continuidade à denúncia e nem sequer se pronunciou sobre a situação. A estimativa é que o caso seja encerrado apenas em dezembro de 2024. 

O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo deve insistir no processo nos próximos anos. O jogador argentino é o grande artilheiro do Leão em 2023.

Fortaleza x Colo-Colo
Lucero, ainda no Colo-Colo, em disputa de bola com Marcelo Benevenuto. Foto: Kid Júnior