Chegou o dia dos primeiros 90 minutos decisivos para o Fortaleza na temporada. O confronto que irá definir o futuro do Leão nas competições da CONMEBOL, a grande disputa contra a equipe do Cerro Porteño-PAR, válida pela terceira e última fase preliminar da Copa Libertadores da América 2023. Na noite desta quinta-feira, 9, às 19h (horário de Brasília), na Arena Castelão, o Tricolor de Aço terá que entregar tudo dentro de campo para levar a vantagem para o Paraguai.
O Fortaleza busca igualar ou superar a campanha de sua primeira participação na Libertadores, em 2022, quando se classificou para as oitavas de final do torneio. Para isso, o Leão precisa vencer seu último adversário nas eliminatórias que definem as últimas vagas na fase de grupos. Para o jogo de ida diante do “El Ciclón” , a equipe de Juan Pablo Vojvoda deve entrar em campo com o que tem de melhor. Após cumprir as suas últimas partidas de suspensão em competições da CONMEBOL, Pikachu e Brítez estão à disposição do treinador argentino.
O clube paraguaio, por sua vez, também deve entrar em campo diante do Fortaleza com força máxima. O Cerro contará com o retorno do polêmico goleiro Jean, que jogou no São Paulo e no Bahia e deve assumir a titularidade dos primeiros 90 minutos da decisão. A expectativa é que o treinador repita a equipe titular que empatou em 2 a 2 com o seu maior rival, o Olimpia, no último sábado, 4, pelo Campeonato Paraguaio.
TRANSMISSÃO
O confronto entre Fortaleza e Cerro Porteño pela Copa Libertadores da América 2023 não terá transmissão em TV aberta. O serviço de streaming Paramount+ irá exibir a partida com exclusividade.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules e Pochettino; Pikachu (Calebe), Romarinho e Thiago Galhardo.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Desfalques: Moisés, Pedro Rocha e Lucas Esteves.
Cerro Porteño: Jean; Espínola, Patiño, Gabriel Báez, Daniel Rivas; Cláudio Aquino, Á. Cardozo Lucena, Wilder Vieira e Federico Carrizo; Churín e Robert Morales.
Técnico: Facundo Sava.
Desfalques: A confirmar.
ÁRBITRAGEM
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliar 1: Ezekiel Brailovski (ARG)
Auxiliar 2: Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
Ainda em 2022, o Fortaleza havia intensificado os trabalhos na atual janela de transferências para contar com o futebol do até então “camisa 10” do Atlético-GO, Wellington Rato. Após semanas de negociações, a situação acabou se tornando mais uma das novelas do futebol brasileiro, pois o jogador estava indeciso quanto à sua transferência para o Leão ou São Paulo. Diante disso, mesmo após ter formalizado proposta, o Tricolor do Pici anunciou que estava interrompendo as tratativas.
O ex-alvo do Fortaleza no mercado da bola, foi, portanto, anunciado no São Paulo de Rogério Ceni, conforme seu desejo desde o início, e vem se destacando neste início de temporada. No entanto, por meio de entrevista concedida à Rádio Bandeirantes de Goiânia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, revelou que o clube paulista ainda não efetuou o pagamento pelo meia e não descartou “buscar outras alternativas” para resolver a situação.
O Leão do Pici ofereceu R$ 5 milhões à vista ao Dragão e propôs contrato de três anos a Wellington Rato. Em outra entrevista concedida anteriormente à BandNews Goiânia, o presidente do Rubro-Negro Goiano confirmou que a melhor proposta recebida foi apresentada pelo Fortaleza. O valor final da transferência do meio-campista foi de R$ 5 milhões parcelados. A decisão de se transferir para o clube paulista foi tomada pelo próprio atleta.
Ainda não há detalhes do que Adson Batista quis dizer com “outras alternativas”, mas é possível que o Atlético-GO procure meios jurídicos para resolver a questão que acabou gerando polêmica entre os torcedores nas redes sociais. Apesar de ídolo, a relação de Rogério Ceni com a diretoria do São Paulo está bastante desgastada, principalmente pelo alto padrão exigido pelo treinador diante das dívidas acumuladas do gigante do futebol brasileiro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
O Fortaleza venceu o duelo de 180 minutos contra a equipe do Deportivo Maldonado, do Uruguai, pela Copa Libertadores da América. Agora, após avançar na principal competição da CONMEBOL, o Tricolor do Pici encara um desafio ainda mais difícil: o Cerro Porteño. O confronto decide quem ficará com a vaga na fase de grupos da maior competição de clubes de futebol da América do Sul.
Após desfalcarem o Fortaleza nos confrontos de ida e volta contra o clube uruguaio, o ala-direito Yago Pikachu e o zagueiro Emanuel Brítez finalmente poderão voltar a entrar em campo pelo clube do Pici em competições da CONMEBOL, caso o técnico Juan Pablo Vojvoda assim deseje. Os dois jogadores estavam cumprindo suspensão de dois jogos por conta de cartões vermelhos recebidos ainda em 2022.
Por outro lado, o Fortaleza não poderá contar com Moisés, Pedro Rocha e Lucas Esteves, que seguem em processo de recuperação no Departamento Médico do clube do Pici. A principal dúvida é em relação às condições de jogo do lateral-direito Dudu, pois o atleta pediu para ser substituído no Clássico-Rei após sentir um desconforto muscular na parte posterior de sua coxa. O capitão Tinga deve ser o titular no corredor direito do Leão.
O Fortaleza deve encarar o Cerro Porteño na próxima quinta-feira, 9, com força máxima pela grande decisão da chamada “Pré-Libertadores“. A expectativa é que a torcida tricolor compareça em peso na confronto de ida, às 19h (horário de Brasília) na Arena Castelão. A volta será realizada no dia 16 de março, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.