O Fortaleza entrou em campo na última terça-feira diante do Bahia, em partida realizada na Arena Fonte Nova. Contra um dos adversários mais duros da Copa do Nordeste, o Leão não se intimidou jogando fora de casa e aplicou o placar de 3 a 0 sobre o Esquadrão. A vitória significou muito mais do que apenas mais três pontos somados, o Tricolor do Pici não vencia o Esquadrão em Salvador desde 1982.
Naquele ano, o Fortaleza disputava o antigo Torneio dos Campeões e a sua última vitória contra a equipe do Bahia foi pelo placar de 1 a 0. Após essa vitória no clássico entre Tricolores de Aço, 15 partidas foram disputadas entre os gigantes do Nordeste nos domínios do Esquadrão, com nove triunfos do time baiano e seis empates.
Em 2023, no entanto, história foi escrita pela equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Após duas derrotas consecutivas na atual temporada, o Fortaleza se reergueu contra o Esquadrão e colocou um fim ao tabu de mais de 40 anos sem uma vitória sequer nos domínios do Bahia. Thiago Galhardo, Romarinho e Marcelo Benevenuto foram os autores dos gols do Leão.
Ao todo, o confronto entre Tricolores de Aço protagonizado por Fortaleza e Bahia possui 42 partidas oficiais. O clube baiano é o maior vencedor da clássico regional, com 14 vitórias, mas o Leão não está distante. Ao contrário, o último triunfo do time do Pici fez com que a vantagem fosse reduzida para apenas um jogo.
Após a vitória, o Fortaleza volta a entrar em campo diante da equipe do CSA, na próxima sexta-feira, 17, novamente pelo Nordestão. Esta será a última partida do Tricolor antes de estrear na Copa Libertadores da América contra o Deportivo Maldonado-URU, com o objetivo de conquistar a tão sonhada classificação para a fase de grupos da competição internacional.
MERCADO DE TRANSERÊNCIAS DO LEÃO
Nos últimos dias, o Fortaleza anunciou as saídas de Luan Polli, Matheus Jussa e Ronald, jogadores que não integravam o planejamento do clube para 2023. Agora, o Tricolor do Pici deve voltar seu foco para a contratação de um novo zagueiro, uma das maiores necessidades do elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda. Ao que tudo indica, o novo “xerife” na mira do Leão é Nicolás Hernández, defensor do Athletico-PR.
Na lista de jogadores negociáveis do Athletico, Nicolás Hernández passou a seguir o Tricolor do Pici em suas redes sociais recentemente, o que pode ser um indício de uma possível negociação em andamento entre o Fortaleza e o clube paranaense, principalmente pelo fato de ambas diretorias possuírem ótima relação.
O jogador colombiano tem 25 anos e possui o pé esquerdo como preferência. De acordo com dados do Transfermarkt, especialista em número referentes ao futebol mundial, o valor de mercado de Hernández gira em torno de 4,4 milhões de reais. O zagueiro já disputou a Copa Libertadores da América anteriormente e chegou a ser muito bem avaliado no Furacão antes de perder espaço na equipe titular.
Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
Após a vitória, o Fortaleza volta a entrar em campo diante da equipe do CSA, na próxima sexta-feira, 17, novamente pelo Nordestão. Esta será a última partida do Tricolor antes de estrear na Copa Libertadores da América contra o Deportivo Maldonado-URU, com o objetivo de conquistar a tão sonhada classificação para a fase de grupos da competição internacional.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.